Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Marabá terá uma Policlínica e vai receber 20 km de asfalto do Governo do Estado

As ordens de serviço que autorizam o início das obras foram assinadas nesta quarta-feira (29)

Por Lilian Guedes (SECTET)
29/06/2022 20h02

Para fortalecer a saúde pública do município de Marabá, na região de Integração do Carajás, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbana e Obras Públicas (SEDOP), assinou, nesta quarta-feira (29), a ordem de serviço que autoriza o início imediato dos serviços para a construção da Policlínica. O chefe do executivo estadual destacou a estratégia de descentralizar e oferecer à população mais uma alternativa de atendimento

“Nós já estamos em funcionamento com a policlínica da Região Metropolitana de Belém. A policlínica da região nordeste do estado, em Capanema, a policlínica da região do Lago de Tucuruí nós inauguramos no último sábado e nós iniciamos as obras, esta semana, a policlínica da região Oeste do Pará em Santarém e hoje nós estamos iniciando as obras da policlínica de Marabá para a região de Carajás e será construído na antiga estrutura da Secretaria de Saúde Pública onde era a unidade regional da SESPA, no Bairro Novo Horizonte. A estratégia da Policlínica junto ao Hospital Regional são os dois principais pilares para o atendimento em saúde. Nós teremos 38 especialidades médicas que atenderão aqui e a toda esta região. Fazendo isso, eu componho uma estratégia de descentralizar a especialidade médica e não precisar mais ter que transferir paciente e/ou ter ir até pra outro estado para poder receber o benefício necessário. Isto bem como o atendimento clínico com a estrutura de imagem, ressonância, tomografia, com toda parte cardiológica e também os exames laboratoriais. Portanto, isso vai tirar muita carga da estrutura municipal e vai fazer com que cada estrutura da saúde, o município cuide daquilo que é responsabilidade do município e o Estado seja a retaguarda para que essa região possa ganhar esse equipamento extraordinário de saúde para salvar vidas e cuidar da população de Marabá e de toda região do Carajás”, ressaltou o governador. 

O projeto prevê edificações estruturadas de acordo com as normas técnicas de assistência à saúde, com serviços de acompanhamento ambulatoriais especializados e procedimentos com a finalidade diagnóstica entre outros serviços. O serviço ampliará a oferta de consultas  especializadas  à  população  nas  áreas  médicas, de enfermagem, serviço social e terapia ocupacional. O atendimento de apoio terapêutico e diagnóstico contará com laboratório de análises clínicas, diagnóstico por imagem e métodos gráficos. 

O complexo será construído em uma área total de 2.380,98 metros quadrados e dividido por setores, como o espaço de recepção e espera, atendimento ambulatorial, setor de digníssimo e imagem, espaço para o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista - NATEA, e laboratório e apoio técnico. 

Asfalto Por Todo o Pará - Durante a agenda pelo município, o governador Helder Barbalho firmou outro importante investimento para Marabá que vai garantir a pavimentação asfáltica de 20 quilômetros de vias urbanas com serviços de drenagem, terraplanagem, calçada e meio-fio, além de sinalização horizontal. Notícia recebida com alegria por Marcelo da Silva Alves, morador há mais de 30 anos de uma das ruas contempladas

“Eu moro desde o ano de 1991 e fico muito feliz com a notícia que o asfalto vai chegar em nossa rua. Quando chegamos aqui era praticamente só mato. Então eu fico muito feliz que vai trazer desenvolvimento para a nossa região, vai diminuir a poeira, ainda mais que a minha mãe tem rinite alérgica e sofre bastante por conta da poeira e também das queimadas. Além disso, vai melhorar a questão de deslocamento, até mesmo a segurança”, disse Marcelo.

A obra vai garantir mais acessibilidade, desenvolvimento da infraestrutura urbana e devolver a qualidade de vida da população que passará a ter um espaço digno de convivência. 

“Nós mudamos há mais de 30 anos e aqui não tinha nada e hoje em dia, estar recebendo essa infraestrutura é muito gratificante. Na época de inverno é sempre muita lama e esgoto a céu aberto, já no verão é só poeira e como a gente estudava um pouco longe todo tinha que sair com praticamente o calçado na mão para poder ter acesso aí chegava no asfalto, a calça, o calçado e a roupa ficavam sujas, era uma das grandes dificuldades que a gente tinha. Então, estão de parabéns, porque as ruas vão ficar melhores e com fácil acesso com a infraestrutura que vamos receber”, disse o morador Rogério Moura dos Santos.