Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Abelardo Santos ultrapassa a meta e coleta 419 bolsas de sangue na 3º Campanha de Captação da unidade

Ao todo, o quantitativo de doação pode salvar até 1.676 vidas

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2022 19h24

A técnica de laboratório Mônica Sousa, de 47 anos, trabalha e mora em Ananindeua. Ao ficar sabendo da 3º Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), não hesitou e foi à unidade fazer a doação. Para ela, a distância percorrida até a instituição, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, é um ato de amor. “Tenho uma amiga que tem um filho com uma doença autoimune. A necessidade de sangue da criança, me faz refletir e não deixar de doar nas oportunidades”, lembrou.

Doadora há 15 anos, Mônica foi uma das 522 pessoas que compareceram ao HRAS, em uma das maiores Campanhas de Doação de Sangue, já realizada nas unidades de Saúde da Rede Pública no Pará. A ação, realizada em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), aconteceu nesta segunda e terça-feira (27 e 28), ultrapassando a meta de 400 bolsas esperada pela organização. Do total de comparecimentos, 419 voluntários estavam aptos a doar. Vale ressaltar que, a cada uma bolsa, até 4 vidas podem ser salvas.  

Com o tema ‘Amigos do Sangue no Arraiá do HRAS’, este ano, a maior unidade de saúde do Governo do Pará, apostou em uma gincana entre os colaboradores para alcançar o maior número possível de doadores. Foram formados 31 grupos de funcionários dos setores administrativo e assistencial. Cada grupo pode ter até 10 integrantes. O objetivo era alcançar uma meta recorde de voluntários.

“Chegamos ao final desta campanha com a sensação de dever cumprido. A ação foi leve, descontraída e com um final incrível. Nossos colaboradores se empenharam por semanas neste ato de amor ao próximo. É também, muito gratificante ter pessoas de fora da unidade contribuindo. Agradecemos a todos os envolvidos, pois, a cada dia, avançamos na missão de salvar vidas”, observou Marcos Silveira, diretor Executivo do Abelardo Santos.

Participação - Quem também fez questão de participar da ação solidária foi a técnica de enfermagem do HRAS, Renata dos Santos. “Pela quarta vez estou doando e, na ocasião, sinto uma sensação muito boa. Como doadora percebo o quanto este ato, é sim, de amor ao próximo”, disse a colaboradora.

A corrente de solidariedade também alcançou a dona de casa Rosa Lima, moradora de Icoaraci. Ela é acompanhante de um paciente do HRAS, e mostra a satisfação em doar. “Sempre tive vontade de participar de uma campanha. Minha irmã está internada, eu estava como acompanhante dela quando vi a enfermeira falar sobre a ação. Fiz o cadastro, passei pela triagem e agora, doei”, comentou.  

Resultado- O assistente social Luis Felipe Oliveira, lotado na gerência de captação de doadores do Hemopa, comemora a ação. “A campanha de doação de sangue no HRAS foi, mais uma vez, um sucesso. Batemos a meta estabelecida para os dois dias. A parceria do Hemopa com o HRAS tem por objetivo a manutenção dos estoques de sangue do Hemopa para, assim, atender a demanda transfusional do hospital. O HRAS é um dos hospitais que mais demandam sangue para o Hemopa”, frisou.

Demanda - O Hospital Abelardo Santos, em média, faz 400 transfusões de sangue a cada mês. Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente ao Hemopa pelo menos 50% do que utiliza para os estoques da Fundação, que é responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado. A unidade pública é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense - Ascom/HRAS