Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas reúne profissionais em debates sobre hemoterapia e hematologia

Por Marcelo Leite (COSANPA)
29/06/2022 18h19

Os desafios profissionais, novas técnicas de segurança e estratégias para captação de doadores fizeram parte das discussões da II Jornada de Hematologia e Hemoterapia da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). Encerrado nesta quarta-feira (29), o evento promoveu, durante dois dias, palestras e mesas-redondas com a participação de profissionais de várias áreas do hospital e convidados de instituições de saúde e de pesquisa de outros estados.

A coordenadora da Agência Transfusional da Fundação, Lê Bentes, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das áreas de hematologia e hemoterapia e o desenvolvimento de outros órgãos que atuam na hemorrede, como a Fundação Hemopa e a própria Secretaria de Estado de Saúde Pública.  “O processo transfusional precisa de um olhar de qualidade e segurança contínuos, baseado em legislações vigentes, ciência e gestão. A Jornada busca capilarizar as informações multidisciplinares de todas as áreas atendidas pela hemoterapia”, declarou a médica especialista na área.

Carla Figueiredo, diretora-técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), representando na ocasião o Secretário de Saúde, enfatizou que “para expandir, é importante qualificar” e que eventos como a II Jornada são importantes para este objetivo, por isso fazem parte da rotina da Secretaria.  

Gestão do sangue  

Entre os diferentes assuntos abordados no evento, a gestão do sangue e o uso de seus hemocomponentes nas diferentes etapas da assistência em saúde, estiveram em praticamente todos os debates. Em uma das palestras, Selma Soriano, médica hematologista em diferentes hospitais de São Paulo, falou sobre o Gerenciamento de Utilização de Sangue como forma de minimizar transfusões inadequadas, melhorar a segurança do paciente, reduzir custos e manter o suprimento de sangue doado. 

Atualmente, o Hospital de Clínicas realiza, em média, cerca de 450 transfusões sanguíneas por mês. Com um gerenciamento diário que passa pela captação de doadores, recepção, armazenamento e distribuição desse sangue, o diretor-presidente do HC reforçou a relevância dos debates acerca da hemoterapia. “Espero que essa jornada seja esclarecedora quanto a utilização dos hemoderivados, não só no HC como também no Estado”, pontuou o gestor. 

A Jornada contou ainda com exposição de trabalhos acadêmicos e palestras sobre interpretação de tipagens sanguíneas, hemovilância, captação de doadores, abordagens nos casos de anemia, leucemia e outras doenças do sangue, cirurgia, nutrição e atendimento de pacientes renais crônicos.

Texto: Felipe Gillet