Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital do Marajó tem coletores em ação de preservação ambiental

Repositórios para descarte de resíduos sólidos estão instalados na portaria da unidade regional, disponíveis às comunidades

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2022 15h58

O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, Arquipélago marajoara, mantém sua política com boas práticas de sustentabilidade. Agora a unidade possui ponto de coleta para medicações vencidas, pilhas e baterias usadas. Os coletores foram instalados Portaria de acesso do  hospital, que também é disponibilizado para comunidade para preservação do meio ambiente.

A ação está sendo conduzida pela Comissão de Sustentabilidade da unidade hospitalar, inclusive, com realização de palestras para os usuários, acompanhantes e colaboradores, sobre a importância do descarte correto desses materiais.

A ação tem a finalidade de informar e de divulgar a iniciativa para que seja de conhecimento de todos. Durante as palestras realizadas na unidade hospitalar, a Comissão de Sustentabilidade pontuou os impactos ambientais que podem ser gerados pelos descartes dos materiais em locais não apropriados.

A técnica de Saneamento Básico, Jucicleide Carvalho Barbosa, 42 anos, acompanhante de sua irmã, participou da ação e parabenizou o hospital pela iniciativa. "Eu achei muito importante. A nossa região do Marajó é banhada de água e esses materiais muitas das vezes são jogados pela população no lixo ou nos rios, o que acaba poluindo o solo, e contaminando nossa água. Seria muito bom que mais lugares aderissem a essa causa. O hospital está de parabéns pela iniciativa’’.

A auxiliar de Serviços Gerais, Maria Antônia Viana de Souza, também aprovou a conduta da equipe multiprofissional do HRPM. ‘’Eu achei muito bom, a gente não tinha esses coletores na nossa cidade pra descartar esses materiais. Estamos felizes em receber também as informações sempre acompanhado de orientação sobre o descarte correto’’.

De acordo com Leila Soares, do Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente e membro da Comissão de Sustentabilidade, todos os medicamentos carteados vencidos, pilhas e baterias usadas, são coletados por uma empresa terceirizada que procede com a destinação final adequada ao material.

“Guardião Azul”- Essa ação faz parte de um projeto nacional denominado de “Guardião Azul” para impulsionar práticas de preservação do meio ambient que tem a condução do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades hospitalares em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). São elas: Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidades.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto de Lucas Brilhante / Ascom HRPM