Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Maior distrito de São Félix do Xingu vai ganhar escola estadual com 12 salas

Convênio foi assinado pelo governador Helder Barbalho com a prefeitura local, para beneficiar mais de 700 alunos do distrito de Taboca, a 100 km da sede municipal

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
29/06/2022 14h24

Governador Helder Barbalho e o prefeito João Cleber Torres celebraram a parceria que fortalece a educação públicaO governador Helder Barbalho assinou nesta quarta-feira (29) convênio com a Prefeitura de São Félix do Xingu, na região Sudeste, para a construção de uma escola com 12 salas de aula no distrito de Taboca, a 100 quilômetros de distância da sede municipal. O documento também foi assinado pelo prefeito de São Félix, João Cleber de Souza Torres.

“Nós temos feito investimentos expressivos em São Félix do Xingu, seja na área da saúde, educação e segurança. Hoje, nós estamos aqui para fortalecer a parceria com a prefeitura, para que essa cidade possa cada vez mais crescer, se desenvolver, gerar empregos, renda, tendo a presença do governo do Estado para cuidar da população e promover desenvolvimento para o povo”, afirmou Helder Barbalho.

Atualmente, cerca de 700 alunos da rede pública estadual estão em um prédio alugado para assistir às aulas das modalidades Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Sistema Modular de Ensino (Some). A construção da escola é uma demanda antiga da comunidade, agora garantida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e Prefeitura de São Félix do Xingu.Helder Barbalho destacou os investimentos em vários setores feitos pelo Estado no município

Com investimento superior a R$ 11 milhões, o novo espaço de aprendizagem terá 12 salas de aula, auditório, laboratório de informática e multidisciplinar, biblioteca, salas de artes e vídeo, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores e arquivo. O local também vai dispor de área para recreio coberta, cozinha, despensa, quadra poliesportiva coberta, vestiários, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade a pessoas com deficiência (PcDs).

Avanço nos indicadores - A titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga, ressaltou a importância da futura escola para garantir aos alunos comodidade, qualidade de ensino e a segurança necessária ao processo de aprendizagem. “É o Governo do Pará, por meio da Seduc, levando para o distrito da Taboca, que é uma localidade muito importante deste município, uma linda escola de 12 salas. Com a construção deste novo equipamento, vamos possibilitar oportunidades de trabalho, mais qualidade de vida e, com certeza, avançar com os indicadores educacionais do Estado”, enfatizou.

O gestor da 22ª Unidade Regional de Educação (URE), Lázaro dos Santos, responsável pelos espaços de aprendizagem da Seduc em São Félix do Xingu e outros sete municípios, disse que “em nome da comunidade escolar, agradeço ao governador Helder Barbalho por ter essa sensibilidade em ajudar a educação pública, principalmente em São Félix do Xingu, uma cidade que possui mais de 100 mil habitantes. Temos que parabenizar todos que contribuíram para essa ação e o governo do Estado, mais uma vez, comprometido com a qualidade na educação, seja construindo, reconstruindo ou melhorando escolas existentes na área urbana e rural dos municípios”.