Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO

Complexo do Mercado da Ceasa no Pará recebe melhorias e investimentos do Estado

Governo investe em ações e infraestrutura para receber população e trabalhadores que atuam no entreposto da capital paraense

Por Áurea Gomes (CEASA)
29/06/2022 11h43

Desde 2019, a Central de Abastecimento do Pará (Ceasa) vem recebendo melhorias para oferecer uma estrutura adequada aos que trabalham e frequentam o entreposto da capital paraense. São, aproximadamente, 370 produtores rurais e 405 permissionários que realizam as atividades comerciais dentro da área física do espaço que recebe um fluxo de cinco mil pessoas ao dia, movimentando em torno de 271 mil toneladas de alimentos ao ano. A Ceasa do Pará possui produtos vindos de vários municípios paraenses, de outros estados, além dos importados.

Com o início da pandemia da Covid-19, em 2020, o grande desafio foi garantir ações de segurança e o abastecimento de alimentos. Em parceria com o 27º Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram realizadas inúmeras ações, havendo a distribuição de máscaras de proteção, medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e orientação sobre cuidados e prevenção. Além de palestras sobre os mitos e verdades em torno do coronavírus, e o combate às notícias falsas sobre o novo coronavírus. Outro passo foi dado com a chegada da vacina, quando foram realizadas ações para imunizar tanto os servidores quanto permissionários e moradores dos bairros.

As tradicionais ações de Varejões de Natal, Ano Novo e do Círio garantiram hortifrutigranjeiros de qualidade e preços mais em conta à população, se comparados com outras praças de Belém. Frutas variadas, verduras, legumes, ovos e especiarias, além de produtos rurais de vários municípios.

Projetos

Com relação aos Projetos, a Ceasa atua contra o desperdício de alimentos e na responsabilidade sócio ambienta, que se traduz em iniciativas como o Banco de Alimentos, Cozinha Escola e a Compostagem, um investimento em educação alimentar e nutricional, consciência e transformação social. Neste tripé, o projeto Banco de Alimentos teve início em outubro de 2021, através de uma de suas modalidades, a de Doação Consumo Imediato (DCI), em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, data que lembra a criação em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). São frutas, legumes e verduras, com qualidade e potencial nutricional para consumo imediato, para as instituições com projetos sociais que buscam atender pessoas em situação de insegurança alimentar e que devem apresentar o projeto para a Central de Abastecimento.

A elaboração do projeto da Usina de Compostagem, dentro do eixo plano ambiental, foi um avanço significativo em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio). A Ceasa/PA é corresponsável pelos resíduos orgânicos e materiais gerados em seu complexo. São, aproximadamente, onze toneladas de resíduos por dia e boa parte deste material é composta por alimentos que não possuem possibilidade de venda. O objetivo prático da unidade de Compostagem é a transformação do resíduo em adubo e tendo como destinação de parte dessa produção, os produtores rurais que tenham como base a agricultura familiar.

E o trabalho avançou também na área de interiorização, foram cerca de 200 produtores rurais do município de Castanhal, em 2021, que têm como base a agricultura familiar, contemplados com a assinatura do Termo de Comodato celebrados entre o Governo do Pará, através da Ceasa e a Associação Feira do Produtor Rural em Castanhal (AFEPRUC). Em uma área de 2.400 m², os produtores rurais da região do Salgado fazem a comercialização de sua produção, tendo o apoio do Governo do Pará, contribuindo com um cenário mais produtivo para a agricultura familiar. O ato fez parte da cerimônia de entrega da nova Avenida Brasil.

Infraestrutura 
No campo das melhorias em infraestrutura houve a implantação do sistema de iluminação pública no complexo do mercado, numa parceria entre a Ceasa e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio da Diretoria de Iluminação Pública (DIP). Os postes de iluminação foram colocados na rotatória, portaria e em todo o complexo do mercado.

Além disso, foi firmado contrato de prestação de serviço de limpeza, higiene, serviços gerais, pintura e roçagem com fornecimento de mão de obra e materiais, serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos, incluindo descarte de lâmpadas e demais serviços terceirizados relacionados, visando atender as necessidades da Ceasa.

Houve também a intensificação e ampliação de segurança em parceria com o 27º Batalhão da Polícia Militar, segurança interna e o controle de entrada ao espaço hortifrutigranjeiro para garantir a melhor circulação do grande fluxo de veículos que trafegam no local.

Nesse sentido, o Governo do Pará, por meio das Centrais de Abastecimento do Pará (CEASA/PA), realizou uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Nutrição. O momento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, secretários de Estado e demais autoridades civis e militares. Durante o encontro foi assinado entre a Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa/PA) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) o Termo de Cooperação para a efetivação de uma nova Ceasa, com o valor estimado em 13 milhões para a recuperação e ampliação das vias internas do complexo, com drenagem, pavimentação e sinalização.

São 135 mil metros quadrados de área que será restabelecida. Ainda foi assinado também o Termo de Cooperação entre a Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa/PA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) referente à implantação de uma Usina de compostagem da Ceasa. Na ocasião, o governador, Helder Barbalho, falou da satisfação de anunciar os investimentos para a Centrais de Abastecimento do Pará.

“São ações estratégicas para que a Ceasa esteja estruturada, moderna, com intuito de exercer o seu protagonismo para o abastecimento desta região do nosso estado, para abastecer os supermercados, mercados, comunidades e bairros. E estamos anunciando um investimento de 13 milhões de reais para que possa ser feito todo o recapeamento e reestruturação da Ceasa”, destacou o chefe do executivo estadual.

O diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Pará S/A (Ceasa/PA), Dr. Francisco Aguiar, enfatiza a importância dos investimentos. "Gerando o bem estar social e nutricional de nossa população, e ainda, o bem estar de nossos servidores, permissionários e seus trabalhadores, produtores rurais e a satisfação de quem frequenta o Complexo do Mercado da Ceasa”, enfatizou o gestor.