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Mais de 1,7 milhões de atendimentos já foram realizados nas unidades Estação Cidadania

Espaço oferta emissão de documento de identidade, passaporte, CPF, seguro-desemprego, serviços bancários, microcrédito, acesso a programas sociais, perícia médica e ouvidoria

Por Dayane Baía (ARCON)
29/06/2022 11h05

Desde 2019, a Estação Cidadania já registrou 1.772.810 atendimentos de serviços integrados de 32 órgãos estaduais. Na última semana, a estratégia chegou a Tucuruí, somando-se a outras oito em funcionamento no Pará.

Entre os serviços oferecidos estão a emissão de documento de identidade, passaporte, CPF, seguro-desemprego, serviços bancários, microcrédito, acesso a programas sociais, perícia médica e ouvidoria.

Kleber Lara, coordenador de Apoio à Estação Cidadania enfatiza a importância social do equipamento. “Garantimos a facilitação à emissão de documentos e acesso a benefícios de forma geral, além de serviços bancários e parcerias com instituições públicas municipais, estaduais e federais. Os nossos servidores e terceirizados são treinados para atender bem as pessoas de forma ética e cuidadosa, tentando identificar e solucionar o problema de cada uma”, afirma o coordenador.

Fernanda Siqueira foi atendida na nova unidade localizada no shopping Tucuruí. “É muito importante a implantação da Estação Cidadania em Tucuruí pelo fato de ter mais agilidade e desburocratização no serviço, atendendo também a população do entorno. O atendimento está excelente. A equipe que trabalha lá está toda de parabéns”, avaliou Fernanda.

Adeilson Costa também considera a iniciativa positiva. “O atendimento foi excelente e a iniciativa vai ser boa para população com diversos serviços e áreas para tirar dúvidas e resolver problemas”, disse o autônomo. 

As cidades de Itaituba e Breves também devem receber unidades da Estação Cidadania, que já está presente também nos municípios de Belém (05), Santarém, Marabá e Parauapebas, além de Tucuruí. 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) é responsável por desenvolver, implantar e gerenciar as Estações Cidadania, realizando estudos e análises prévias para definição das regiões a serem contempladas, além de promover contatos com os parceiros, realizando treinamento, acompanhando as atividades das Unidades e monitorando todos os dados relativos aos atendimentos na busca de soluções de questões que porventura possam impactar na eficaz prestação de serviços.

Entre as ações realizadas para o avanço do serviço, a coordenação da Estação Cidadania tem alguns destaques. “Podemos citar a implantação do Sistema de Pesquisa de Satisfação informatizado que não estava em prática devido à Covid-19, pois é através de um tablet. Colocaremos em prática esse mês de junho", explica.

Muitos atendimentos se tornaram on-line, como por exemplo a carteira de trabalho digital, seguro-desemprego (on-line), recuperação de senha da carteira de trabalho”, comenta Gabriela Duarte, diretora da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão da Seplad.

A gestora pontua que órgãos como a Jucepa tem realizado teletrabalho ou priorizando agendamentos para tornar o atendimento ainda mais ágil, evitando filas e aglomeração e um menor tempo de espera para as resoluções das questões.

Números de atendimento entre 2019 e 2022

Região Guajará

2019 - 509.798

2020 - 238.007

2021 - 201.473

2022 (até maio) - 158.692

 

Região Carajás

2019 - 163.545

2020 - 65.367

2021 - 79.589

2022 (até maio) - 57.340

 

Região Baixo Amazonas

2019 - 128.237

2020 - 77.730

2021 - 58.687

2022 (até maio) - 34.345