Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSIDADE

Usina da Paz do Bengui promove o “Arraiá de Todas as Cores"

Evento contou com apresentações de grupos folclóricos, além de performances de artistas LGBTQIA+ para conscientizar sobre o combate à LGBTfobia

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
29/06/2022 09h47

Na data em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate à LGBTfobia, a Usina da Paz Bengui, em Belém, abriu as portas para a comunidade confraternizar o encerramento da quadra junina, prestigiando o talento de artistas que representam a causa e celebrando a diversidade. O "Arraiá de Todas as Cores" ocorreu na última terça-feira (28) e contou com apresentações de grupos folclóricos, além de performances de artistas LGBTQIA+.

“O Bengui, assim como os outros territórios, é um bairro de diversidade, então, neste mês de junho, que é o mês internacionalmente conhecido como o mês de luta, a gente vem trazer esse evento especial com a quadrilha tradicional do bairro, que é muito reconhecida e composta por membros LGBTQIA+ e outras apresentações com esse viés de diversidade, justamente para celebrar. É importante e, como o nome do evento já diz, é de todas as cores, então a gente tem que celebrar todo mundo que mora nos territórios”, explica Juliana Chaves, gerente-geral da UsiPaz Bengui, sobre o objetivo do evento.

Juliana Chaves é gerente-geral da UsiPaz BenguiA festa teve início com o show da dupla sertaneja Rick e Ramon, e seguiu com a apresentação do grupo de carimbó da melhor idade, Estrelas do Mar. Josiane Monteiro é uma das 25 componentes que formam o coletivo e entende muito bem a importância da iniciativa. “Para nós é maravilhoso participar de uma festa como essa, não há coisa melhor do que a cumplicidade, o respeito e a troca de experiência, isso é fundamental”.

Também houve brincadeiras com as crianças, venda de comidas, e mais apresentações artísticas, como grupo de toada e as atrações mais aguardadas pelo público que estava no ginásio da UsiPaz, a cantora e drag queen Scarlety Queen e a quadrilha Fogo no Rabo.

Moradora do bairro da Marambaia, Scarlety pontuou sobre o significado e a representatividade da festa realizada no complexo multifuncional.

“Isso é muito importante pra gente que é LGBTQIA+ estar tendo esse tipo de representatividade, estar num evento como esse para mostrar o meu trabalho, mostrar o que eu faço, assim como outros artistas que são da comunidade, é muito incrível estar recebendo esse apoio. Sabemos que não é fácil ser artista, principalmente fazendo parte de uma comunidade que sofre tanto preconceito, então tendo um entretenimento como esse, que pode apoiar e ajudar ainda mais o nosso trabalho como artista, é incrível sim”. 

Com muita irreverência, a quadrilha Fogo no Rabo também deu seu recado e encerrou o arraial com uma apresentação divertida, dinâmica e com mensagens sobre respeito. Sérgio Wegman, estilista, participa do grupo desde a fundação e mencionou a noite de hoje como um impulso para a conquista de novos espaços. "Eu acho maravilhoso ocupar esses espaços. Até porque vir aqui abre portas pra gente, já convidam a gente para outros eventos, estou muito feliz de me apresentar aqui na Usina da Paz".

Sergio Wegman é estilista e participa da quadrilha Fogo no Rabo“A importância dessa festa é para todos. Os eventos LGBTQIA+ a gente não consegue ver assim em qualquer lugar, então é legal ver isso aqui hoje, não é só uma festa, é um passo para frente que a sociedade acaba dando junto com a gente. Esperamos conquistar muito mais espaços partir dessa iniciativa que a Usina da Paz nos trouxe”, conclui D’Angelo Sena, artista cultural e puxador da reconhecida quadrilha LGBTQIA+ do Bengola.