Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

Alunos de fisioterapia do "Forma Pará" participam de cerimônia do jaleco em Conceição do Araguaia

Município recebeu o primeiro curso superior pelo programa do governo estadual desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet)

Por Fernanda Graim (SECTET)
29/06/2022 09h32

As mãos frias de Maria Gorete Barros, 57 anos, transpiravam a emoção explícita ao ver a filha, Aline Castro, 27 anos, vestida com jaleco do curso de Fisioterapia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ofertado pelo Programa Estadual "Forma Pará", em Conceição do Araguaia, região sul do estado.

"Estou muito feliz", repetia a mãe, orgulhosa, durante a cerimônia do jaleco, realizada na noite da última terça-feira (28) no auditório do campus da Uepa no município, que recebe o primeiro curso do "Forma Pará", programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O coordenador pedagógico do "Forma Pará", Diego Coimbra, explicou como o programa foi criado e a dimensão que alcançou em quatro anos. "Hoje são mais de cinco mil vagas de ensino superior criadas em 80 municípios do estado. E são mais que números. São mais de cinco mil pessoas, histórias de vida que são transformadas pela educação", frisou o coordenador, que ainda falou sobre a universalização do programa, que este ano chega a todos os 144 municípios paraenses, com o processo seletivo previsto para final de julho.

Sonho realizado

O reitor da Uepa, Clay Chagas, destacou que a realização do curso de Fisioterapia em Conceição do Araguaia era um sonho antigo que esbarrava em especificidades dos cursos na área da saúde que dificultam a interiorização. Com a implantação do "Forma Pará" foi possível a oferta da turma. O reitor ressaltou que o "Forma Pará" é um programa de Estado, pois foi instituído por lei de iniciativa do Governo.

"Faço um agradecimento especial ao idealizador do Forma Pará, Carlos Maneschy.  Foi ele quem levou ao governador o projeto. Agradeço também ao governador Helder por acreditar na educação e levar a muitos jovens a realização desse sonho de fazer um curso superior sem ter que se afastar das suas casas, de suas famílias", declarou Clay Chagas.

O prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, contou que solicitou ao governador a realização do curso e teve o pedido atendido. "Eu não tive oportunidade de fazer um curso superior e hoje estou muito feliz de estar aqui escrevendo essa história de trazer mais um curso para formar a população do meu município. Agradeço a parceria do governador,  da Uepa e do Forma Pará", enfatizou o prefeito.

"Sempre foi meu sonho fazer o curso de Fisioterapia", admitiu a caloura Aline Castro, ao lado da mãe, Maria Gorete. A estudante contou que chegou a se matricular em uma universidade privada em Goiás para fazer o curso, mas não teve condições de arcar com mensalidades. "Fazer o curso que eu sempre quis, na casa dos meus pais, é uma oportunidade maravilhosa", declarou Aline.

Texto: Jeniffer Galvão/Ascom Sectet