Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATIVIDADE

Fasepa realiza círculo de acolhimento com técnicos da unidade de Marabá

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2022 09h18

Na tarde da última segunda-feira (27), o Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) e a Coordenadoria de Atendimento Socioeducativo (CASE) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) promoveram, no espaço Estação Cidadania de Marabá, um Círculo de Acolhimento para receber efetivamente a nova coordenadora técnica do Ciam Marabá, que contou com a participação da equipe técnica da unidade.

O objetivo é padronizar e monitorar o atendimento socioeducativo destinado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, por isso a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) encaminha nova coordenadora técnica que irá atuar junto ao gestor, corpo técnico e outros setores da unidade socioeducativa de Marabá. A decisão foi anunciada ao gestor e servidores da unidade Ciam Marabá, por meio da diretoria de atendimento socioeducativo (DAS), desde o dia 03 de junho.

Dentro da proposta do círculo, a técnica de referência da DAS no CIAM acredita que esse momento é muito importante, pois "além do acolhimento, é possível aproveitar a oportunidade para fortalecer o setor técnico e garantir a padronização do atendimento socioeducativo conforme preconiza as legislações pertinentes. O principal objetivo dessa ação é manter um diálogo numa construção coletiva junto a gerência e equipe do Ciam", ressaltou Alessandra Oliveira, técnica de referência da DAS na unidade de Marabá.

O principal objetivo da coordenação técnica é instituir protocolos de atendimento, monitorar, e alinhar o trabalho realizado pelos técnicos nas unidades socioeducativas, a integração da equipe é fundamental para o alcance dos resultados apresentados pela equipe do Ciam.

Para a nova coordenadora, "é uma reflexão sobre a necessidade de repensar os papeis dos profissionais, para que o trabalho não fique só no discurso e haja de fato um comprometimento para a realização de uma intervenção que seja inovadora e favoreça as dimensões institucionais e pessoais, para garantir a reinserção do jovem em conflito com a lei com a família e o meio social. Proponho para a equipe técnica a realização de um bom trabalho para que assim possamos juntos garantir a efetivação das medidas socioeducativas”, destacou Rosyane Couto.

O círculo intensifica as cooperações e aproxima emocionalmente as pessoas. Sentar em círculo e estar presente, conversar, ouvir, testemunhar, compartilhar experiências, acolher, acompanhar e motivar o trabalho dos servidores é o principal foco do círculo de acolhimento. Segundo a técnica do NPR, “fortalecer vínculos através de diálogos e reflexões leva ao conhecimento de emoções", disse Lousiane Palheta.

A atividade foi marcada de emoção por parte da equipe, que acredita que o acolhimento é de fundamental importância para a qualidade do atendimento socioeducativo. “Hoje eu saio daqui com o sentimento de gratidão e de leveza. Estou saindo bastante esperançosa, porque sei que essa mudança irá refletir diretamente na vida dos adolescentes, porque quando eu trabalho de forma qualificada, eu consigo refletir isso com eles, e essa reflexão faz a gente ter uma unidade tranquila e um trabalho socioeducativo de boa qualidade”, enfatizou Monalisa, Assistente Social do Ciam Marabá.

 Texto: Ascom Fasepa