Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup e Diretoria da Festa iniciam tratativas para o Círio 2022

Por Roberta Meireles (SEGUP)
28/06/2022 19h28

Iniciando os alinhamentos para o Círio de Nazaré 2022, realizado no segundo domingo de outubro, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com órgãos de segurança, saúde e trânsito e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), reuniram nesta terça-feira (28) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para pontuar detalhes do festejo.

Com o tema “Maria é Mãe e Mestra”, a edição 230 do Círio deve voltar às ruas da capital e Região Metropolitana como tradicionalmente acontece no mês de outubro. Na reunião, a diretoria fez uma apresentação do cortejo que mobiliza mais de 1 milhão de pessoas e que este ano, por conta do retorno às ruas, deve mobilizar mais turistas e promesseiros.

Dentre as exposições, houve a atualização das procissões, que a partir deste ano, terá uma a mais. Neste ano, a organização será feita por dois eixos por parte da Segup: segurança pública operacional como um todo no período do festejo e o segundo sobre as medidas efetivas de saúde nas procissões e eventos. 

Presidindo a reunião, o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel PM Alexandre Mascarenhas, evidencia os pontos colocados em discussão, entre eles, a maciça participação nesta edição. “A expectativa é de uma participação acima dos anos anteriores à pandemia e também na programação oficial apresentada hoje é uma procissão a mais foi incorporada. Foram discutidas as formas e os itinerários das procissões e agora os órgãos do sistema de segurança pública vão se debruçar em cima dessa programação dos itinerários para poder fazer o seu planejamento e dar maior segurança possível a todos que participam desse evento”, disse.

A partir da próxima semana, as deliberações serão iniciadas em um período mais curto, com troca de informações entre os participantes. “Doravante nos próximos meses as reuniões do sistema serão quinzenais para definição de todos os meandros e recursos para dar a segurança à população que participa do evento religioso. As reuniões também serão acompanhadas pela Diretoria para que a gente possa dirimir todas as dúvidas e possa fazer uma segurança completa para todos os devotos e turistas”, pontuou o secretário.

Texto: André Macedo / Ascom Segup