Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO E SAÚDE

Estado vai construir microssistemas de abastecimento de água em Vitória do Xingu e Brasil Novo

As obras anunciadas pelo governador Helder Barbalho vão beneficiar com água de qualidade famílias de sete comunidades nos dois municípios

Por Lilian Guedes (SECTET)
28/06/2022 18h48

Governador Helder Barbalho após a assinatura de convênios que beneficiam Vitória do XinguOs mais de 15 mil moradores do município de Vitória do Xingu, no oeste paraense, serão beneficiados pelos investimentos autorizados pelo governador Helder Barbalho nesta terça-feira (28), entre os quais a implantação de cinco microssistemas de abastecimento de água nas comunidades Joá, São Francisco, Ramal dos Cocos e KM-20, e ainda no bairro do Tuba. O convênio foi assinado por Helder Barbalho e pelo prefeito do município, Márcio Viana Rocha.

“É uma alegria muito grande poder voltar a Vitória do Xingu e anunciar obras, benefícios, conquistas para a cidade. São investimentos que chegam a R$ 20 milhões, entre convênios assinados e mais o Programa ‘Creche por todo Pará’, que chega com 200 vagas para alunos de 0 a 5 anos, a reforma da Escola Padre Eurico, investimentos em infraestrutura, estradas vicinais e asfalto, para que a gente possa garantir que Vitória continue dando certo, continue crescendo e se desenvolvendo”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Os microssistemas de abastecimento de água vão beneficiar mais de 70 famílias em cada comunidade, levando água tratada para cerca de 1.400 moradores (considerando famílias com, no mínimo, quatro integrantes). A expectativa é grande na casa de Rosalba Dallacqua, moradora do bairro Tuba.

“A qualidade, hoje, é péssima. Tenho um poço artesiano em casa, mas infelizmente não deu certo. Nós temos muita necessidade para conseguir água de qualidade. Para a nossa população, é fundamental, e só temos a agradecer ao governador Helder Barbalho e ao prefeito Márcio Viana. Fico muito feliz ao saber que está chegando na nossa casa. Graça a Deus, o nosso bairro será beneficiado com essa água de qualidade. É maravilhoso e gratificante”, disse a moradora.Assinatura de convênio na Comunidade Princesa Isabel, em Brasil Novo

Trabalho conjunto - A implantação dos sistemas é mais uma importante parceria do governo do Estado com a prefeitura, ressaltou o gestor Márcio Viana. “O governo do Estado segue investindo no município de Vitória do Xingu, seja na agricultura, na zona rural. Parceria esta que vai garantir que cinco microssistemas de água sejam implantados em Vitória do Xingu, tanto na zona urbana como na zona rural. Com certeza, estamos trabalhando juntos”, garantiu o prefeito.

Também por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Brasil Novo, outro município da região, o governo do Estado autorizou o investimento de mais de R$ 500 mil na construção de dois microssistemas de abastecimento de água nas localidades Princesa Isabel e Cidade Alta.