Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Estado assina com seis municípios Termos de Adesão ao Projeto de Restauração Florestal

A parceria vai implantar Sistemas Agroflorestais Comerciais em áreas de produtores familiares, contribuindo para geração de renda e redução do desmatamento

Por Aldirene Gama (SEDEME)
28/06/2022 20h32

O Governo do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), assinou na manhã desta terça-feira (28), em Altamira, no oeste paraense, os "Termos de Adesão ao Projeto de Restauração Florestal através da implantação de Sistemas Agroflorestais Comerciais - Prosaf", com os municípios de Altamira, Anapu, Pacajá e Medicilândia. Também aderiram ao Prosaf, os municípios de Vitória do Xingu e Brasil Novo, que assinaram os documentos à tarde, durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho em Vitória do Xingu.Governador Helder Barbalho no ato de assinatura dos Termos de Adesão com os municípios

Helder Barbalho disse que a Restauração Florestal com a implantação de Sistemas Agroflorestais é uma estratégia de gestão que vem se configurando como a principal ferramenta para a recomposição florestal produtiva em áreas alteradas, dentro de unidades produtivas de agricultores familiares. Segundo o governador, o Estado trabalha para reduzir o desmatamento e potencializar a agricultura familiar, a partir de técnicas e ações sustentáveis de produção.

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes da Silva, reforçou a importância do compromisso assumido pelo município com a recuperação de áreas alteradas, por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), que além de promover benefícios ambientais fortalece a produtividade da agricultura familiar.

Benefícios - Segundo o gerente do Escritório Regional do Xingu do Ideflor-Bio, Israel Oliveira, os municípios que aderiram ao Prosaf ficam habilitados a receber os benefícios do projeto, como a instalação de viveiro de mudas; aquisição de insumos e equipamentos; promoção de capacitação para o preparo de substrato e de cursos sobre Sistemas Agroflorestais, e preparação de área para plantio.

O Prosaf é uma estratégia institucional do Ideflor-Bio que visa estabelecer um conjunto de ações para recomposição das áreas alteradas pela ação do homem (antropizadas) no Pará. Uma das principais estratégias do projeto para recompor a vegetação é o plantio de SAFs Comerciais, que reúnem espécies florestais e frutíferas nativas da Amazônia, de acordo com as especificidades de cada região. O projeto é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), e na Região de Integração Xingu a operacionalização cabe ao Escritório Regional do Xingu.

Israel Oliveira disse ainda que o investimento do governo do Estado na região, com a entrega do Centro de Biotecnologia: Casa de Vegetação, em 18 de fevereiro passado, permitirá a produção de mudas mais resistentes a pragas e doenças. “O investimento vai proporcionar a ampliação do atendimento do Instituto para 1.200 famílias, e a projeção de plantio para aproximadamente 2.000 hectares de áreas recuperadas por ano, com técnicas de Sistemas Agroflorestais”, informou o gerente.

Além da implantação do Projeto Prosaf, o Estado, por meio do Ideflor-Bio, mantém Acordos de Cooperação Técnica para a realização de ações conjuntas de desenvolvimento sustentável com os municípios de Porto de Moz, Gurupá e Placas, e demais ações nos municípios de Senador José Porfírio e Uruará.

Recomposição - “O Ideflor-Bio fomenta a recuperação de áreas alteradas por meio da implantação de Safs, além de realizar o acompanhamento dos agricultores familiares, contribuindo com a geração de conhecimentos sobre espécies nativas, bem como de arranjos agrossilviculturais de importância econômica, em sinergia com a realidade local e social de cada região atendida. Os SAFs são uma alternativa muito próspera para o agricultor familiar recompor suas áreas, promovendo a recomposição de passivos ambientais, além de ser uma tecnologia que preserva o meio ambiente e diminui a pressão do desmatamento. O governo do Estado incentiva as ações, dando as condições para que os escritórios regionais possam se capacitar e fomentar a implantação de Sistemas Agroflorestais no Estado do Pará”, explicou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.

O prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana Rocha, agradeceu os investimentos voltados ao “fortalecimento da agricultura familiar, com benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda a região”.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura de Vitória do Xingu, Renildo Rabelo, a adesão do município ao Prosaf vai beneficiar cerca de 100 agricultores familiares, que irão plantar cacau e açaí nas áreas alteradas. “O Projeto de Sistemas Agroflorestais, além de beneficiar com o reflorestamento de áreas degradadas, representa um incentivo na economia dos produtores beneficiados e, consequentemente, o fortalecimento da agricultura na nossa região”, enfatizou o secretário.