Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

IESP fortalece a atuação dos agentes da segurança pública no Pará

Instituto de Ensino de Segurança do Pará qualifica as ações de proteção da sociedade paraense por meio de iniciativas educativas

Por Giovanna Abreu (SECOM)
28/06/2022 14h08

Garantir a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação dos agentes de segurança pública estaduais e municipais do Pará estão entre as principais atuações do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que busca fortalecer a proteção ao povo paraense por meio de ações educativas.

"Já formamos nessa gestão servidores do Detran e Polícias Científica, Civil, Militar e Penal. Em breve, teremos servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Pará também formados. Eles estão participando de concurso ainda em andamento. O instituto é fundamental para que a gente possa ter a formação sistêmica e integrada dos agentes da segurança pública em todo o estado, por isso, ampliamos a capacidade do IESP com dois blocos novos de sala de aula, polos em Ananindeua, Santarém e Marabá, dojô totalmente construído, quadra de esportes moderna entregue, além de melhorias internas estruturais para receber mais de 7 mil policiais que em algum momento passaram ou passam pelo Instituto”, ressalta Ualame Machado, titular da Segup. 

O Instituto realiza graduações e pós graduações, como o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. O objetivo é fomentar o nível superior com graduação, e as pós-graduações aos agentes que compõem o sistema integrado de segurança pública, que além do âmbito estadual, inclui guardas municipais e agentes de trânsito dos municípios. 

O curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM), em andamento, com 160 alunos oficiais, é uma Especialização em Defesa Social e Cidadania. Em relação às pós-graduações, como ação de valorização dos agentes de segurança pública, também estão em andamento o Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar (CSPBM).

Na lista, destaque para outros cursos como o de "Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social" e o curso de "Especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública". Também estão disponíveis e programados para 2023 os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais BM e PM, respectivamente, "Especialização em Gestão de Unidade de Bombeiro Militar com Ênfase em Defesa Civil" e "Especialização em Segurança Pública", o curso de “Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública orientada por resultados”, e o de “Investigação Policial Moderna”.

“O IESP representa onde começa a segurança pública do Estado. Todo agente de segurança do Estado ou do município, quando inicia a carreira, participa da história do Instituto, responsável por capacitar e formar todos os agentes que vão dar o primeiro combate, dar a resposta social em rua, protegendo a população. Também garantimos capacitações táticas e estratégicas, que refletem diretamente na redução dos índices de criminalidade, ampliação da capacidade operacional e no melhor atendimento da população, inclusive com capacitações ofertadas a sociedade", assinala o diretor do IESP, Coronel BM Antônio Bentes da Silva Filho. 

O IESP atua em uma tríplice ação de educação, que envolve o ensino profissional, complementar e superior. Durante a atual gestão, duas novidades foram implementadas no Instituto pelo Governo do Estado: o curso superior de tecnologia em segurança pública, também como valorização do servidor, graduação com a duração de 2 anos de duração e com 352 alunos matriculados e a oferta do curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, para os alunos inscritos no Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM) do IESP, por meio de um convênio com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com 14 alunos matriculados.

HISTÓRICO
O Instituto criado pela Lei nº 6.257, de 17 de novembro de 1999, promove a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos, quanto à segurança e a riscos coletivos. Faz parte da estrutura orgânica da Segup, que é a mantenedora, conforme a Lei nº 7.584/2011.

O IESP realiza as atividades por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e de ações de treinamento profissional continuado. O Instituto funciona como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e à segurança dos cidadãos.

Em 2014, por meio da resolução nº 742 do Conselho Estadual de Educação, o IESP foi credenciado como instituição de ensino superior, passando a ter a competência, dentre outras, de conferir graus acadêmicos.

Clique aqui e saiba mais sobre o IESP.