Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Em Altamira, "Pró-Mulher Pará" amplia as ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Durante a apresentação do programa também foi entregue uma viatura caracterizada para direcionar as equipes de segurança e garantir agilidade no atendimento das ocorrências de crimes contra a mulher

Por Roberta Meireles (SEGUP)
28/06/2022 13h01

Expandindo as ações de proteção, repressão e orientação qualificada no enfrentamento à violência contra a mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou nesta terça-feira (28), o programa "Pró-Mulher Pará" no município de Altamira.

O programa foi apresentado durante agenda oficial do governador Helder Barbalho, que também entregou uma viatura caracterizada com objetivo de direcionar as equipes de segurança e garantir agilidade no atendimento das ocorrências de crimes contra a mulher. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, garante que desde o mês de março, quando o programa foi lançado na Grande Belém, os casos de violência contra a mulher têm sido combatidos com mais assertividade, garantindo redução no número de feminicídios no estado. 

"Chegamos ao 5º município do interior do estado com a implantação do programa, garantindo assim a descentralização das ações que têm gerado bons resultados na capital.  Hoje, Altamira recebe o programa, com viatura específica para esse tipo de ocorrência, além de servidores qualificados para garantir o atendimento humanizado, de forma integrada entre as forças de segurança do estado e municípios. Ressaltamos que chegamos a mais de mil atendimentos, em sua grande maioria eles são preventivos, que é o ideal, pois em virtude disso, estamos garantindo a redução dos crimes de feminicídio em todas as regiões do estado", disse o titular da Segup.

Atendimento - O “Pró-Mulher" será desenvolvido a partir de duas frentes, com ações preventivas e repressivas. As ações repressivas ocorrem a partir das ligações feitas ao canal de urgência e emergência (190), que direcionará as chamadas ao Niop e encaminhará para a equipe que irá atender a denúncia. Além disso, após o atendimento, é feita uma contagem do número de chamadas realizadas, pela mesma vítima, que entra automaticamente para o “Cartão Programa”, que garante visitas periódicas e de acompanhamento por meio da equipe de patrulhamento especializado, a qual será realizada na viatura exclusiva do programa. O programa contará com ações realizadas em parceria com as polícias Civil e Militar, por meio de atendimento de urgência e emergência realizados via chamadas direcionadas ao 190 por meio do Núcleo Integrado de Operações (NIOp). 

Patrulhamento - Para o atendimento qualificado e especializado a essas mulheres, o Governo está disponibilizando também uma viatura caracterizada da Polícia Militar com objetivo de direcionar as equipes de segurança e agilizar o atendimento às ocorrências. A viatura será utilizada para o atendimento exclusivo em casos de violência contra a mulher, que conduzirá a vítima à delegacia especializada para os procedimentos policiais. 

Capacitação - Equipes da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev) e do Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculados à Segup, realizaram uma capacitação para cerca de 50 agentes de segurança e rede de atendimento a mulheres vítimas de violência, com o objetivo de capacitar e alinhar as ações a serem executadas, de forma integrada, diuturnamente no enfrentamento a esse tipo de violência. Além de agentes de segurança pública, centros de apoio e órgãos estaduais e municipais estiveram presentes e estarão atuando em conjunto com a Segurança pública.