Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Sedeme apresenta ações e projetos em Fórum de Comércio Exterior

Titular da pasta apresentou panorama das ações que a Secretaria realiza para impulsionar a movimentação da economia paraense, com geração de emprego e renda

Por Igor Nascimento (SEDEME)
28/06/2022 12h20

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) foi uma das instituições participantes do I Fórum de Comércio Exterior 2022, promovido pela Universidade da Amazônia (Unama) por meio do curso de Relações Internacionais. Com o tema “inovação, desenvolvimento e sustentabilidade: caminhos para o Comércio exterior na Amazônia”, a abertura do evento foi realizada na manhã desta terça-feira (28), no auditório David Mufarrej, no campus da Universidade localizado no bairro do Umarizal, em Belém. 

Na programação, o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, apresentou um panorama das ações que a Secretaria realiza para impulsionar a movimentação da economia paraense, com geração de emprego e renda. 

Crédito e financiamento, cooperativismo, incentivos fiscais, energia elétrica, logística e incentivo às exportações foram algumas das atuações da Sedeme que tiveram destaque na apresentação. Projetos como a Ponte Belém-Barcarena, Ferrovia do Pará, Canal do Quiriri, Gás Natural e Atlas Eólico e Solar também foram apresentados aos docentes e discentes presentes no evento. 

“Na Sedeme, por determinação do governador Helder, temos o objetivo de levar adiante os principais projetos que tenham por objetivo levar desenvolvimento econômico para os quatro cantos do Estado, por isso hoje a Sedeme atua em diversas frentes, com projetos em várias áreas, incluindo a de Comércio Exterior, para que possamos deixar um legado de progresso e gerar emprego e renda, que é, afinal, o que a nossa sociedade tanto precisa”, afirmou o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior. 

Maria Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama, falou sobre os objetivos do evento e agradeceu a participação da Sedeme. “Um dos grandes desafios de reitora é poder transitar em todos os mundos que uma universidade forma profissionalmente, por isso amanhecer em uma terça feira como essa, com esses jovens do curso de comércio internacional, que sabem que o mundo hoje é muito mais global, juntos aqui, é maravilhoso. Agradecemos a importante presença da Sedeme, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Secretário José Fernando nesse evento conosco”, disse. 

Além da Sedeme, o evento também contou com a participação do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), da empresa Mega Logística Serviços Portuários, Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA) e de outras entidades ligadas ao tema. 

Incentivo à exportação

Em janeiro deste ano, o governador do Estado, Helder Barbalho, sancionou a criação do Comitê de Comércio Exterior do Pará (Comex), entidade que tem por objetivo contribuir com políticas de desenvolvimento do setor produtivo, colaborar com programas de incentivo às exportações e importações, propor ações, analisar dados relacionados ao setor e contribuir com a estratégia de investimentos ao Estado. 

Sob coordenação da Sedeme e com as atividades em andamento, o Comex conta com 16 instituições em sua composição, entre órgãos governamentais e entidades representativas da iniciativa privada.

Outra iniciativa que conta com a participação do Estado é o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que conta com a coordenação local da Sedeme para incentivar que empresas paraenses comecem a exportar e levar os produtos paraenses ao mercado mundial. Por meio do “Exporta Pará”, eventos em que empresários são convidados a entender mais sobre o processo de internacionalização, já foram inscritos 570 empreendimentos de diferentes segmentos econômicos.

Após a inscrição, todas as empresas recebem acompanhamento de instituições públicas e privadas que atuam no fomento de exportações. Toda essa rede de apoio é montada pela Sedeme, com o objetivo de explorar o potencial exportador das empresas locais e dar mais visibilidade aos produtos regionais no mercado internacional.