Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCERRAMENTO

Em Belém, Usina da Paz fecha primeiro semestre esportivo com Jogos de Integração

Competição entre atletas do voleibol, basquetebol e futsal segue até a próxima quinta-feira (30)

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
28/06/2022 12h10

Cerca de 200 jovens estiveram presentes no ginásio poliesportivo da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, na tarde da última segunda-feira (27), para a abertura do I Jogos de Integração da UsiPaz. Na ocasião foram reunidas todas as turmas das modalidades voleibol, basquetebol e futsal, que participaram da cerimônia de abertura da competição que segue até a próxima quinta-feira (30), com disputas entre os alunos dos diferentes turnos dessas modalidades e mais hidroginástica e natação.

A competição foi criada para simbolizar o encerramento do primeiro semestre de atividades esportivas do complexo multifuncional e dar início ao segundo período do ano como explica Edemario Barbosa, um dos professores das turmas das modalidades de quadra da UsiPaz.

“A gente está terminando nosso primeiro semestre, então nós pensamos em fazer algo que os motivasse a ir com mais fôlego para o segundo semestre e uni-los, até porque um dos objetivos desse nosso projeto é fazer a socialização, é fazer com que eles possam cada vez mais interagir de forma saudável entre si, por isso pensamos em fazer a integração das turmas e turnos. E é por isso também o nome de Jogos de Integração. Serão jogos únicos com alunos de faixas etárias equivalentes de horários diferentes, os quais ganharão, ao final, medalha e um certificado de participação, porque a gente entende que o que vale mais é a participação e a interação entre eles, a confraternização do trabalho esportivo como um todo", avalia.

Elen Saraiva conta as mudanças na rotina e na vida do pequeno Paulo Victor após a chegada da UsiPaz“Eu achei bom terem criado esses jogos, é legal, competitivo e saudável também. Antes da Usina eu não saía de casa pra nada, agora, quase todo dia eu tô aqui. Eu gosto da Usina", declarou Arthur Oliveira, de 13 anos, que há algumas semanas passou a fazer parte do quadro de alunos das aulas de futsal da Usina da Paz.

Para pais de alunos que hoje estão incluídos no núcleo de esporte das Usinas da Paz, o momento é de alívio e orgulho. Jean Andrade é pai de duas alunas, Jenifer e Jéssica de Andrade, uma faz karatê e outra natação, ele contou como a UsiPaz foi importante para as famílias do bairro nesse semestre que se encerra.

“Na minha época de estudo eu não tinha isso, que é muito bom, é muito legal e, se eu tivesse tido isso na minha juventude teria sido muito melhor. Hoje elas tem a Usina aqui perto de casa, que dá essa oportunidade imensa de ter essa integração de jogos. A Usina da Paz tem sido importante não só para elas, mas para vários jovens, já vi muitos meninos que costumavam andar pela noite com coisas erradas e agora eu percebo que eles já não estão mais nisso, já encontro com eles aqui jogando uma bola, fazendo um basquete, sendo induzido ao lado bom do esporte. Nosso cenário aqui já mudou para melhor.”

Para a mãe do pequeno Paulo Victor, de oito anos, a evolução comportamental do filho é nítida após seis meses fazendo aulas de futsal no ginásio do complexo.

Arthur Oliveira é um dos atletas"Isso aqui é importante para eles sentirem que um ciclo tá encerrando mesmo, para que eles tirem alguma lição do que foi vivido e aprendido nesse primeiro momento do ano e verificarem o quanto eles evoluíram. A rotina do meu filho melhorou muito. Depois da pandemia as crianças passaram muito tempo restrito dentro de casa , ocioso, e acabou causando uma certa ansiedade nelas, então eu acho muito importante esse projeto da UsiPaz porque agora ele tem uma atividade além da escola. Tenho achado muito bom para o desenvolvimento dele, para o relacionamento com outros coleguinhas, a dinâmica com a professora é muito boa. Meu filho também passou a ter mais disciplina em relação aos horários”, contou Elen Saraiva.


Serviço 

- TERÇA-FEIRA 28/06
JOGOS DE FUTSAL
- HORÁRIO: A PARTIR DAS 16H00

- QUARTA-FEIRA 29/06
JOGOS DE VÔLEI
- HORÁRIO: A PARTIR DAS 16H00

- QUINTA-FEIRA 30/06
AULÃO DE HIDROGINÁSTICA
- HORÁRIO: A PARTIR DAS 7H00
TORNEIO DE NATAÇÃO
- HORÁRIO: A PARTIR DAS 8H00.