Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Pará recebe mais uma remessa de vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (28)

As doses são destinadas para realização de segunda dose para jovens de 12 a 17 anos

Por Melina Marcelino (SESPA)
28/06/2022 10h06

O Pará recebeu mais uma remessa de vacinas contra covid-19. As doses chegaram durante a madrugada desta terça-feira (28). Ao todo, foram recebidas 200.070 doses do imunizante Pfizer Adulta que devem reforçar a campanha de imunização contra a doença. Desde janeiro do ano passado, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 18.061.455 doses, sendo que os quantitativos são enviados aos 144 municípios conforme a necessidade de cada local. 

As doses são destinadas para realização de segunda dose para jovens de 12 a 17 anos. Segundo a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes, desde a primeira remessa recebida no ano passado, a Sespa tem repassado os quantitativos aos municípios de acordo com a demanda populacional dos grupos prioritários de cada fase. “Essa logística envolve diferentes setores da Secretaria assim como outras pastas. Nosso trabalho tem permitido que a vacinação chegue a todos os municípios paraenses com rapidez e segurança”

Após a chegada no Aeroporto Internacional de Belém, as doses foram encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), em Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém, onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, são enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

“Como fazemos desde o início da campanha, estamos garantindo uma distribuição rápida e segura aos municípios, que são os responsáveis pela aplicação do imunizante. A Sespa reforça que é muito importante que a população busque os postos de saúde e não deixe de fazer o ciclo completo da vacina. Estamos avançando com a vacinação, e isso possibilita que rotinas pré-pandemia sejam retomadas, mas nós sempre reforçamos a importância de que alguns cuidados permaneçam como, por exemplo, a higienização das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social”, salienta o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho. 

Serviço
Informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página: www.saude.pa.gov.br/vacinometro/.

Texto: Tatiane Freitas