Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Seaster renova renova termo de adesão do programa "Primeiro Ofício" junto ao Banpará

Além de promover a inclusão social e diminuir os índices de violência, a iniciativa garante cidadania e a execução da Lei de Aprendizagem

Por Camila Santos (SEASTER)
28/06/2022 09h15

Na tarde da última segunda-feira (27), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou junto ao Banco do Estado do Pará (Banpará) o ato de assinatura da renovação do termo de adesão do programa Primeiro Ofício. 

Na ocasião, o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Seaster, Miriquinho Batista, reforçou a importância da renovação e do compromisso com a empregabilidade de jovens aprendizes. “Este é um momento muito importante e simbólico para todos nós, já que o Banpará foi a primeira entidade a assinar o mesmo termo, que agora se renova. Hoje o Banco possui vários aprendizes em todo o estado e para estes jovens, isto é muito valioso”, comentou.

Além de promover a inclusão social e diminuir os índices de violência, a iniciativa garante cidadania e a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) que determina que empresas de médio e grande porte devem preencher a cota de aprendizes fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, de acordo com o total de empregados. O descumprimento dessa lei é considerado infração trabalhista.

O Programa gerenciado pela Seaster já inseriu aproximadamente 1.800 jovens em vagas de aprendizagem e certificou mais de 50 empresas com o Selo “Empresa Cidadã". O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

“Para o Banpará, é de suma importância contribuir com programas de aprendizagem, pois gera uma perspectiva de futuro e desenvolve as habilidades dos jovens que nele ingressam. Então o Banco mantém esta parceria com total responsabilidade, focado em contribuir com a formação destes jovens enquanto sociedade, e ficamos muito lisonjeados em fazer parte desta linda trajetória de oferecer oportunidade à juventude paraense”, reforçou  a gerente do Banpará, Tasiane Silva.

Texto: Yuri Granha