Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Em Soure, Segup conclui segunda fase do projeto 'Segurança Por Todo O Pará'

Por Roberta Meireles (SEGUP)
27/06/2022 18h51

O Projeto “Segurança Por Todo o Pará” chega a sua 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Marajó Oriental), das 13 RISP's previstas no cronograma do projeto, que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), concluindo assim a segunda fase das ações, que objetiva a operacionalização de planos táticos.

A reunião, que aconteceu na sede do 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), contou com a presença dos gestores e articuladores regionais da gestão em segurança dos municípios integrados no Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds Marajó Oriental) que compõem a 5ª RISP. O intuito é articular as ações e linhas de frente para atender as demandas locais.

Em fevereiro deste ano, a Segup iniciou a operacionalização com a meta de dar prosseguimento ao declínio de criminalidade que o Pará vem experimentando nos últimos três anos e meio. Através do ‘Segurança Por Todo o Pará’, a Secretaria juntamente com os órgãos parceiros do Sistema, busca integrar as forças no interior.

Para o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel PM Alexandre Mascarenhas, enaltece a iniciativa que estreita o contato com os gestores regionais, fazendo a escuta e descentralizando a gestão.

"Na reunião de hoje, que foi muito produtiva, todos os órgãos participaram, muitos pontos foram colocados, os quais precisam ser avaliados e resolvidos pelo sistema de segurança pública. Doravante ações vão ser realizadas com uma eficácia maior devido a integração, o uso da inteligência e também do investimento que tem sido dado pelo Governo de Estado no sistema de segurança pública", destacou.

Para o comandante do Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), Coronel Josimar, o somatório de esforços deve trazer um retorno efetivo para a região. "Sabemos que a união de esforços faz melhorar a qualidade dos serviços que são prestados a população. Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, peritos, enfim, todo mundo unido pra melhorar a qualidade dos serviços que são prestados a população. Esse é o foco e quando se trabalha unido o resultado é mais efetivo", ponderou.

Ao todo, a 5ª RISP é composta por seis municípios, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, além de Soure.

Segurança Por Todo o Pará - O projeto "Segurança Por Todo o Pará" é uma iniciativa encabeçada pela Segup e que busca reduzir os índices no Estado, principalmente, no interior, levando para os municípios as práticas exitosas na Região Metropolitana.

Em 2020, o projeto foi apresentado nas Regiões Integradas com oficinas monitoradas por agentes de segurança pública locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade na região. Na ocasião, um plano tático operacional foi elaborado e instalado um Comitê Integrado para gerir as situações dentro da Risp. Este ano, o projeto retorna às regiões para a efetivação dos planos operacionais.

Soma ao projeto, a plataforma de relatório de análise de resultados (RAR), ferramenta esta que integra o Programa de Análise de Resultados de Gestão Estratégica, Administrativa e Operacional (PARGEAO), sendo este também uma peça integrante do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Pespds/PA 2022-2031), com 172 ações estratégicas para os próximos 10 anos. Por meio do RAR, os gestores podem acompanhar os indicadores e as metas da sua região e município.

Para o gerente do projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’, coronel PM Castro Alves, a ferramenta traz uma dinâmica em que os próprios Comitês Integrados analisam e ajustam as ações desencadeadas nas RISP’s. “Com esse instrumento os gestores vão poder ter mais assertividade nas suas operações e apresentar resultados mais significativos, uma vez que fazendo uso dos dados disponíveis, os gargalos são diminuídos”, pontua o gerente.

Texto: André Macedo / Ascom Segup