Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Amigos do Sangue do HRAS promovem Arraiá Solidário

Ação visa aumentar o número de doadores de sangue e de medula óssea para manter os estoques abastecidos

Por Governo do Pará (SECOM)
27/06/2022 18h42

Nesta segunda e terça-feira (27 e 28), a solidariedade ao próximo acendeu a fogueira dos corações de usuários e colaboradores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS). É que a unidade do Governo do Estado, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, está promovendo a campanha ‘Amigos do Sangue no Arraiá do HRAS’.  

Este é o terceiro ano que a maior instituição de saúde da Rede Estadual do Estado promove campanha de doação de sangue e cadastro para doadores de medula óssea, em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). A finalidade é sensibilizar e captar doadores para ajudar a manter os estoques do Abelardo abastecidos.

Com o tema junino, o objetivo da campanha em 2022, é alcançar 200 doadores por dia, totalizando 400 doações. Para chegar na meta, o HRAS se mobilizou e lançou uma gincana entre os colaboradores de todos os setores da unidade, e a turma que captar o maior número de pessoas, vai ser presenteada pela unidade pelo desempenho.

“Foram quase 31 grupos que se formaram, sendo que, cada um, tem de 7 a 10 funcionários da assistência ou do administrativo envolvidos. Nossa meta é que esta campanha dobre o número de doadores do ano passado e, assim, manter os estoques abastecidos, sobretudo, no próximo mês, que é férias escolares e, tradicionalmente, as doações caem no Pará”, observou Shamira Resques, coordenadora da Agência Transfusional do HRAS.  

Doação- O auxiliar administrativo, Edvan Azevedo Ramos, fez questão de participar da campanha. Para ele, o objetivo é valorizar a vida do próximo.” Quando minha filha precisou de sangue durante uma cirurgia, de imediato, não consegui ninguém que pudesse doar. Neste momento, tive medo porque pensei que ela ficaria debilitada. Essa situação me mostrou o quanto é necessário e importante essa campanha. Sinto, agora, muita alegria em doar”, comentou.

A técnica de enfermagem, Maria Estelita Araújo, lotada no pronto-socorro adulto do HRAS, lidera a equipe ‘Gotas de Amor’, a qual tem 54 doadores externos inscritos. “Chamamos nossos amigos, familiares e os estagiários de UPAS, e todos estão vindo espontaneamente.  Esse ato é gratificante”, pontuou.

A profissional de saúde lembra, ainda, que passou a ser doadora há dois anos, após uma campanha do HRAS. “Sou cadastrada pelo hospital. Mas, além das ações, vou no Hemopa doar. Tenho um sobrinho com uma doença rara, e vejo o quanto ele precisa de doação, assim como outras pessoas”, completou Maria Estelita.

Demanda- Por mês, o Abelardo Santos, em média, faz 300 transfusões de sangue. Desse quantitativo, a unidade precisa encaminhar ao Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, para contribuir com a manutenção nos estoques da Fundação, responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.

O HRAS mantém uma Agência Transfusional que atende os 340 leitos da unidade, nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e das Unidades de Urgência e Emergência.

“Esta é a terceira Campanha de Captação de Doadores de Sangue do HRAS, realizada em junho em alusão ao ‘Junho Vermelho’ que visa chamar atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, informou a médica hematologia Iê Bentes.

Infraestrutura – Complementando a infraestrutura da ação deste ano, a Fundação Hemopa levou ao HRAS, 10 poltronas de doação. “Já temos uma parceria com o Hemopa que vem se fortalecendo. Para deixar este momento de solidariedade mais divertido, a fim de estimular o engajamento dos nossos profissionais, o HRAS organizou uma gincana interna. O setor que encaminhar mais doadores receberá uma premiação, pelo empenho e dedicação em ajudar o próximo”, acrescentou o diretor Executivo Abelardo Santos, Marcos Silveira.

Critérios – Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial/ original com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas bastam esperar sete dias após cada dose.

É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Serviços: Para as pessoas interessadas que forem doar em nome do Abelardo Santos, basta informar no Hemocentro, o seguinte código: 2105. O material será direcionado aos pacientes do HRAS, que necessitam de sangue para cirurgias e outros procedimentos que estabilizam a sua saúde.


O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. Ele é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS