Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

População de Cachoeira do Arari já dispõe de novo Terminal Hidroviário

Com um investimento superior a R$ 2,5 milhões, Estado executou e entregou a obra, fundamental às pessoas que dependem do transporte fluvial na região

Por Ronan Frias (DETRAN)
27/06/2022 17h38

Totalmente reconstruído, o Terminal tem capacidade para atender mais de 25 mil usuáriosO Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entregou nesta segunda-feira (27) as obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó. Na obra, essencial para a melhoria do transporte fluvial na região, o Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões.

De acordo com o governador Helder Barbalho, o novo terminal faz parte do planejamento estratégico destinado a ampliar a infraestrutura nos municípios marajoaras. "A entrega faz parte da estratégia de trazer terminais para todas as cidades do Arquipélago do Marajó. Essa infraestrutura é importante para a acessibilidade ao deslocamento das pessoas e também na logística de distribuição da produção das cidades. Lembrando que, aqui no Marajó, os rios são as nossas ruas. Por está razão, ter um terminal hidroviário com qualidade representa mais segurança, acessibilidade e respeito às pessoas", ressaltou Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho no ato de entrega de mais uma obra de infraestrutura de transporte

A estimativa da CPH é atender mais de 25 mil habitantes em Cachoeira do Arari. "Essa é mais uma obra que o governador Helder entrega para nós, de Cachoeira do Arari. É uma obra importante, que vai ajudar muito o nosso povo no embarque e desembarque. Dessa forma, estamos tendo desenvolvimento para o nosso município", afirmou o prefeito de Cachoeira do Arari, Antônio Augusto Figueiredo Athar (Bambueta).

Estrutura - Com a reconstrução e adequação, o terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD), carrinhos para bagagem, guichês para venda de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão e bebedouro.Rampa metálica coberta oferece mais comodidade nas operações de embarque e desembarque

A obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos inexistentes na antiga estrutura. O terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sinalização, equipamentos de acessibilidade e paisagismo.

Este é o quarto terminal hidroviário entregue reconstruído e equipado pelo atual Governo do Pará na região do Marajó. Já estão em operação os terminais de Curralinho, Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari. O Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari será administrado pela prefeitura, e vai oferecer viagens diárias para os demais municípios do arquipélago.

Tranquilidade - Para o morador de Cachoeira do Arari, Edvaldo Conceição, o novo terminal trouxe mais praticidade aos moradores. "A gente vai poder chegar e sair da cidade com mais tranquilidade. Agora tem mais estrutura para gente, que depende tanto do rio", disse Edvaldo Conceição.

Já no comércio onde Weverton Thiago trabalha, a maior parte dos produtos comercializados é transportada pelo rio até desembarcar no município. Para o comerciante, “agora vamos poder pegar a mercadoria lá e trazer para o comércio sem dificuldade. Ficou muito melhor".

Durante a agenda de trabalho em Cachoeira do Arari, o governador entregou ainda um trator, com pá carregadeira, para ser utilizado em obras municipais. O veículo foi repassado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).