Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Detran inicia Curso de Capacitação para Gestores de Trânsito em Marabá

Iniciativa aborda os aspectos legais da municipalização de trânsito, observando a educação, sinalização e fiscalização

Por Governo do Pará (SECOM)
27/06/2022 15h48

Capacitação para Gestores Municipais de Trânsito, promovida pelo Detran, em Marabá, nesta segunda-feiraO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na manhã desta segunda-feira (27), a quarta turma do Curso de Capacitação para Gestores Municipais de Trânsito em Marabá. Realizado no auditório da Trator Peças, o curso conta com a participação de profissionais do trânsito de diversos municípios da região.

O objetivo do curso é capacitar gestores municipais e profissionais do trânsito sobre os aspectos legais e institucionais da municipalização de trânsito, ressaltando a importância da tríade educação, sinalização e fiscalização, visando o fortalecimento da integração do Detran com os municípios, além de proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre trânsito de forma integrada à realidade, para a compreensão da importância de prevenção de acidentes, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida.

"O curso vem acontecendo de forma muito proveitosa em todos os municípios que já passamos, já tivemos turmas em Castanhal, Ulianópolis e Santarém e agora conseguimos reunir 55 pessoas de 14 municípios aqui em Marabá", conta Adriane Sadalla, coordenadora do curso. Além de Marabá, a formação conta com representantes de Moju, São Félix do Xingu, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, Curionópolis, Nova Ipixuna, Jacundá, Palestina do Pará, Bom Jesus do Tocantins, São Domingos do Araguaia, Parauapebas, Rondon do Pará e Eldorado dos Carajás.

Valdélio Guimaraes, diretor municipal de Trânsito, em Curionópolis: "A expectativa é a melhor possível"Valdélio Guimarães é diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Curionópolis (DMTC) e espera poder aplicar os conhecimentos do curso em melhorias para o trânsito local do município. "A expectativa é a melhor possível na aquisição de conhecimento para podermos garantir uma segurança viária melhor à nossa população", conta.

Eng. Civil, Cleiciane Costa, de Bom Jesus do Tocantins, afirmou que o curso deve aprimorar conhecimentos Mesmo os municípios que ainda não possuam órgãos executivos de trânsito ligados ao Sistema Nacional de Trânsito são convidados a participar do curso e entenderem melhor sobre a importância do processo de municipalização, como é o caso, nesta turma, do município de Bom Jesus do Tocantins, que participa com duas representantes. "Temos um plano de municipalização, mas já estamos trabalhando num plano estatístico, de sinalização e educação de trânsito na cidade, e a expectativa para o curso é sair com um conhecimento maior sobre a operacionalização do trânsito, que ainda não trabalhamos, mas pretendemos com a municipalização", conta a engenheira civil Cleiciane Costa, representante da localidade.

"O curso tem dado uma dinâmica interessante porque as pessoas acabam tendo uma união entre os órgãos de trânsito, tirando dúvidas entre eles sobre a realidade local, então entendemos que este formato não é somente uma troca entre os formadores do Detran e os participantes, mas uma troca de experiências, o que é uma grande contribuição que este curso está dando ao Estado na construção de um trânsito mais seguro" afirma o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia, que também é um dos formadores.

O curso tem carga horária de 40 horas-aula, divididas em cinco dias, e trabalha aspectos como educação para o trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização viária, fiscalização e operação de trânsito. A formação encerra na tarde de sexta-feira (1).

Texto de Leandro Oliveira / Detran