Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Abelardo Santos alcança a marca de 2 mil cirurgias urológicas

Procedimentos são realizados por meio de técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia e, ainda, o uso de laser

Por Melina Marcelino (SESPA)
27/06/2022 13h20

Abelardo Santos (HRAS) investe em tecnologiasPor meio do uso de tecnologias consagradas atualmente na medicina, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, chegou, este mês, à marca de 2 mil cirurgias realizadas. Patrocinados pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os procedimentos são realizados por meio de técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia e, ainda, o uso de laser, sendo o maior serviço público de saúde do território paraense, a usar este recurso para a fragmentação de cálculos urinários.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, levar os serviços de média e alta complexidades cada vez mais para perto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido o principal objetivo do Governo.

“Os investimentos do Estado em saúde estão avançando na aquisição de novas tecnologias para a melhor e mais segura condução dos tratamentos na rede pública estadual. Utilizamos, no HRAS, atualmente, os mais modernos equipamentos e materiais existentes dentro da área de urologia, que, inclusive, são os mesmos utilizados pelos convênios e hospitais privados”, detalhou o titular da pasta. Em Icoaraci, Abelardo Santos atinge 2 mil cirurgias

SERVIÇO

A implantação do serviço de urologia que iniciou em setembro de 2019, tornou o HRAS referência no norte do País, no tratamento de patologias benignas, totalmente gratuitas. “Com as cirurgias, tratamos, principalmente, das patologias benignas prostáticas, cálculos renais e doenças do aparelho genital masculino”, explicou o coordenador da Clínica de Urologia do Abelardo Santos, Bernardo Sefer.

Tecnologia - O urologista acrescenta que a maioria das intervenções são feitas pelas vias minimamente invasivas. “São feitas por monitores de vídeo HD, laser para fragmentação de cálculos e materiais para procedimentos endoscópicos de próstata e cálculos renais. Somos o maior serviço público do Estado com laser para fragmentação de cálculos urinários”, elucidou o coordenador.

Setor de Urologia do Hospital Aberlado SantosO procedimento urológico por videolaparoscopia, é uma intervenção feita através de pequenas incisões por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos na cavidade abdominal. “As cirurgias por vídeo são aquelas nas quais utilizamos uma microcâmera para visualização no interior de uma determinada cavidade”, detalhou Sefer. A visualização no interior do abdome dá-se através de laparoscopia, conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens em até 20 vezes e projetadas em um monitor.

Já o uso do laser  no HRAS vem sendo utilizado no tratamento de diversas doenças urogenitais. Porém, sua maior aplicação é no tratamento dos cálculos urinários (pedras) e na hiperplasia prostática benigna (HPB), a qual causa dificuldade em urinar nos homens. “Laser é somente uma forma de energia utilizada para algum fim. No caso da urologia, para quebrar os cálculos renais e facilitar a retirada desses pedaços”, acrescentou o médico. Assim, é possível operar o paciente sem fazer grandes incisões abdominais, além de acarretar um baixíssimo trauma cirúrgico e menos dor pós operatória.

Atualmente, por mês, são feitas 90 cirurgias urológicas na unidade. “Estamos com o projeto para aumentarmos para 120 procedimentos mensais. Hoje, são feitos 900 atendimentos ambulatoriais no mês”, adiantou Sefer.

Satisfação - O morador de Canaã dos Carajás, Manoel Alves da Silva, de 62 anos, foi encaminhado para fazer cirurgia de retirada de cálculo no HRAS. Apesar da distância, diz estar seguro com o atendimento dentro do Estado. "Tudo foi nota 10. Gostei bastante da estrutura, da equipe, de tudo. Não imaginava que era assim tão bom. Em breve volto para casa”, enfatizou.

Capacidade - O HRAS possui 25 leitos de internação exclusivos à especialidade e conta com a oferta de exames de imagem, biópsias de próstata e os meios mais modernos para tratamento das patologias benignas da próstata e litíase renal. "A cada dia, estamos avançando no atendimento. Temos métodos diagnósticos como uma equipe de radiologia hábil para realizar USG, biópsia de próstata guiada por ultrassonografia e também tomografia computadorizada para auxílio do diagnóstico”, observou Marcos Silveira, diretor Executivo do Abelardo Santos.

Para ter acesso ao Ambulatório da Clínica de Urologia e procedimentos especializados no HRAS, o paciente precisa ser encaminhado via Sistema de Regulação Estadual, ou seja, por meio de agendamento feito pela Unidade Básica de Saúde, que realizou os primeiros atendimentos clínicos. Portanto, a unidade não funciona como um hospital de porta aberta para essa especialidade.

O HRAS é um Hospital Público, referência do Governo do Estado em média e alta complexidade. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto de Roberta Paraense / Ascom HRAS