Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Agência Transfusional salva vidas em Uruará, no sudoeste paraense

Unidade responsável pelo serviço de oferta de sangue na região transamazônica tem assegurado procedimentos com agilidade

Por Leonardo Nunes (SECOM)
27/06/2022 12h25

Diretora da Agência Transfusional, Fernanda Souza (de rosa); e profissional de Saúde da ATInaugurado em 2020 pelo Governo do Estado, o serviço de oferta de sangue realizado pela Agência Transfusional (AT) de Uruará, no sudoeste paraense, está salvando vidas. A afirmação é do diretor do hospital municipal, Genildo Tomé dos Santos, endossada pela diretora da AT, Fernanda Souza. Os dois profissionais de Saúde têm com base as demanda dos serviços, em que a maioria são casos de urgência ou emergência.

Diretor do Hospital, Genildo Tomé dos Santos “Essa unidade para nós é um avanço. No ponto de vista da logística, em casos de acidentes ou episódios com armas de fogo ou arma branca requer uma intervenção imediata que não podem esperar. Antigamente, buscávamos sangue em Altamira, que fica uns 200 quilômetros, o que demorava umas seis horas, e o paciente não pode esperar. Com essa agência tivemos um avanço. O atendimento é instantâneo, é rápido”, relata o diretor do Hospital Municipal de Uruará, Genildo Santos.

Técnica organiza armazenamento no banco da AT A Agência Transfusional (AT) é uma parceria do Estado a com prefeitura de Uruará. O compromisso foi firmado durante uma ação do Governo Por Todo o Pará. A unidade funciona nas instalações do Hospital Municipal. Na oportunidade, o Estado forneceu todos os equipamentos, entre eles, câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, agitador de plaquetas, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho maria, além da capacitação de todos os servidores. 

“A importância deste serviço é a agilidade aos usuários. Hoje atendermos cerca de 15 a 20 usuários por mês onde é liberado por volta de 29 bolsas de sangue. A implantação da agência no município é necessária para dar agilidade e salvar vidas”, explica Fernanda Souza, que também é biomédica.

“O sangue é direcionado para o atendimento de pacientes acidentados, com hemorragia, pré-operatórios, gestantes com hemoglobina baixa e precisam ser submetidas a cirurgia. É uma relação de tempo que faz diferença. Graças a Deus estamos salvando muitas vidas depois da implantação da agência no município”, completou a biomédica.

Apesar de ser uma unidade que não recebe doação de sangue, Maria Helena Prado, que é doadora permanente de sangue, acompanha o trabalho desenvolvido pela Agência Transfusional aproveita para reforçar a importância da doação. 

Maria Helena Prado tem orgulho de ser doadora “Eu achava que doar sangue era insignificante até que operei e vi a necessidade. Sou simpatizante e agora não largo mais. Sou doadora por amor. Doar sangue é doar vida e não dá mais para ficar mais longe destes parâmetros”, ponderou Maria Helena. 

Abastecimento - O Hemocentro Regional de Santarém será a unidade da Fundação responsável por abastecer a Agência Transfusional de Uruará e promover a cobertura hemoterápica, além do suporte ao atendimento hospitalar e ambulatorial.

Texto da Agência Transfusional Salva Vidas em Uruará