Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Kits “Meu endereço certo” são entregues a famílias da Terra Firme, em Belém

Iniciativa garante aos participantes o acesso à assistência técnica profissional e inovação tecnológica em direito à cidade

Por Fernanda Graim (SECTET)
27/06/2022 11h02

Na manhã do último sábado (25), na sede da Associação Cultural Boi Marronzinho, foram entregues os kits “Meu endereço certo” a 18 famílias do bairro da Terra Firme, em Belém. A atividade faz parte do projeto “Meu endereço certo: lugar de paz e segurança social”, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA), dentro das ações do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz).

O “Meu endereço” garante aos participantes o acesso à assistência técnica profissional e inovação tecnológica em direito à cidade, além de trabalhar para promover a inclusão social visando reduzir os conflitos socioambientais, fundiários, vicinais urbanos neste território e fortalecer a cultura da paz.

Segundo a coordenador do projeto, Myrian Cardoso, com a entrega dos Kits no bairro da Terra Firme, a Sectet e a CRF-UFPA já beneficiaram aproximadamente 200 famílias dos bairros do Jurunas, Bengui, Cabanagem e Terra Firme, em Belém; Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba.

“Estamos fazendo o planejamento para entregar os próximos Kits Meu Endereço Certo para as famílias do território Guamá, em Belém”, antecipa Cardoso.

Os kits "Meu endereço certo" são compostos por uma planta de localização do imóvel, planta de limite de lote, laudo de condições socioambientais da moradia e uma guia de encaminhamento para os programas sociais do Governo do Pará, que poderão resolver as demandas comunitárias relacionadas ao suporte de assistência técnica, a regularização fundiária e a resolução de conflitos socioambientais.

Para João Carlos Barbosa, morador do bairro, que vive em união estável, possui três filhos e reside em uma moradia com dois quartos e um banheiro, a alegria é enorme. A base da sua casa é de alvenaria e o andar superior foi construído em madeira. Ele agradeceu a Deus, ao governador Helder Barbalho e à Universidade pelo acesso às peças técnicas, pois não teria como pagar para elaborar os documentos. “Vou buscar este benefício para fazer as melhorias habitacionais para a minha família”, afirmou.

Outra que não escondeu a satisfação foi a autônoma Umbelina Nazaré Silva Santos. “Vou buscar os meus direitos e quero acessar os recursos para fazer as melhorias habitacionais em minha casa”, pontuou.  

As peças foram elaboradas pelas equipes interdisciplinares da CRF-UFPA, que são compostas por engenheiro sanitarista, geógrafo, advogado, assistente social, psicóloga, administrador, arquiteto, urbanista e especialistas em tecnologias da informação e da comunicação que trabalham com os softwares AutoCAD, Qgis e ArcGIS, entre outros.

Além da coordenadora do Projeto “Meu Endereço”, também participaram da entrega dos kits a gerente do TerPaz no Território da Terra Firme, Janine Brandão;  o supervisor do Território da Terra Firme,  Joélcio Ataíde; além de Élcio Aladio, Sônia  Andréa, Thiago Miranda, Vanessa Cunha e Mayara Moura, ambos integrantes da CRF-UFPA. Durante o evento, os atores do bairro, Gláucia Pinto e Eli Chaves realizaram encenações teatrais, integraram as narrativas artísticas e poéticas que articulam dinâmicas reflexivas sobre a intimidação, estigmas e conflitos que criminalizam os moradores dos bairros periféricos das cidades. 

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet) com informações de Kid Reis (Ascom/CRF-UFPA)