Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

OSTP realiza concerto dedicado a Nelson Freire com participação inédita de Eloïse Bella Kohn

Belém é a única capital do Norte a receber a musicista em turnê. Apresentação será realizada nesta terça-feira (28)

Por Thaís Siqueira (SECULT)
27/06/2022 09h45

Em mais um espetáculo dedicado a Nelson Freire, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) receberá, na próxima terça-feira (28), às 20h, no Theatro da Paz, a pianista francesa Eloïse Bella Kohn, que pela primeira vez se apresentará no Brasil. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), em parceria com a Embaixada da França no Brasil e Aliança Francesa. 

Os ingressos para assistir o concerto serão gratuitos e estarão disponíveis  somente no dia do concerto. A retirada pode ser feita partir das 9h, na bilheteria digital, ou às 18h na bilheteria do Theatro da Paz. 

A turnê de Eloïse Bella Kohn no Brasil celebra a Festa da Música, comemorada na França no dia 21 de junho em homenagem à democratização da música. Além de Belém, a turnê inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Florianópolis, Porto Alegre e Belo Horizonte, sendo a capital paraense a única cidade do Norte e Nordeste do país a receber a apresentação da artista. 

De acordo com Miguel Campos Neto, maestro titular da OSTP, a escolha pela visita a Belém se deu, primeiramente, pelo interesse cultural – que os franceses prezam. Em segundo, porque Belém é uma cidade que por muito tempo já foi vista como uma cidade francesa, a “Paris dos trópicos”, mantendo uma ligação muito forte entre o Brasil e a França e Paris e Belém. 

“Não podemos esquecer ainda que o nosso Theatro da Paz é muito relevante nacionalmente e quando se pensa em teatros históricos do Brasil - não só no Norte - o Theatro da Paz está entre os mais citados e os mais lembrados. É um dos mais importantes do mundo”, acrescenta. 

O maestro ainda revela que projetos e parcerias que enriquecem a cultura, tanto a francesa quanto a paraense, devem ser mantidos. “Como as temporadas da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, através da vinda de artistas franceses para se apresentar no palco do TP”, reforça Miguel. 

A turnê de Elöise Bella Kohn é promovida pela Embaixada da França no Brasil e Aliança Francesa, afirma Justine Delefortrie, diretora da Aliança Francesa Belém, e a parceria com o Governo do Pará colabora para que haja pontes culturais entre o Brasil e a França.  “Há muitos anos o Governo do Estado do Pará e a Aliança Francesa colaboram juntos pela produção de eventos culturais. Poder trazer esta celebração para Belém, em um concerto gratuito e aberto ao público, é uma felicidade enorme para nós”, celebra. 

Considerada um prodígio na Europa, Eloïse Bella Kohn preparou um concerto especial com obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), um dos compositores mais expressivos da música clássica no mundo. 

Descrição das peças 
Por ser uma parceria com a Embaixada e Aliança Francesa, a Orquestra quis desta vez fazer um repertório todo francês. A exceção foi Mozart e o Concerto para Piano, mas que se justifica pela solista ser francesa. 

O concerto inicia com o poema sinfônico “O prelúdio para a tarde de um fauno”, do compositor francês Claude Debussy. A obra é muito marcante, com melodias conhecidas e conta com a sonoridade da música francesa. Essa primeira peça é considerada a essência da música francesa, pois representar o período da arte mais representativo da França, que é o impressionismo. Na escola do impressionismo, Ravel e Claude Debussy são os compositores mais cotados e, dentre as obras que compuseram, essa que a OSTP vai tocar é uma das mais características, conhecidas e populares. 

Em seguida, é apresentado ao público o ‘Concerto para Piano Nº 21’, de Mozart, que também é uma de suas obras mais conhecidas, sendo o segundo movimento já foi utilizado como trilha sonora de filmes e será prontamente reconhecido pelos expectadores. 

A terceira obra é uma inovação e será entendida por quem vem acompanhando as temporadas da OSTP. A Orquestra irá interpretar o belíssimo poema sinfônico “Andrômedra”, de Augusta Holmès, compositora francesa de origem irlandesa. A peça explora muito bem a orquestra, conquistando a validação do público presente. 

Conforme expõe o maestro Miguel Campos Neto, desde 2021 a Orquestra vem trabalhando suas temporadas para mudanças societais importantes, entendendo a música como uma força capaz de mudar a sociedade e dando notoriedade a artistas não tão falados. 

“Nós entendemos a orquestra como um veículo de força para a mudança na sociedade. Desde o ano passado, nós apresentamos compositoras vivas ou clássicas do passado que foram injustamente esquecidas. Uma dessas compositoras que está acompanhando a nossa temporada é Augusta Holmès. Estamos aproveitando esse concerto francês para dar continuidade a essa é valorização da compositora”, explica o maestro. 

Para terminar a noite, o público deve apreciar uma peça de Camile Saint-Saïns, compositor do romantismo francês do século XIX, do pré-impressionismo. O artista escreveu uma ópera chamada “Sansão e Dalila”, e a OSTP vai tocar um trecho da ópera “Bacanal”, que foi apresentada no primeiro concerto da OSTP, em agosto de 2021, quando houve o relançamento da Orquestra no palco do Theatro da Paz. “É muito significativo para nós. É como se estivéssemos fechando um ciclo e, para quem acompanha a orquestra, mais uma vez vamos fazer a ligação entre essa obra que foi apresentada no primeiro concerto após a pandemia e agora nesse momento de encerramento do semestre”, finalizou Miguel Campos Neto. 

Eloïse Bella Kohn

A parisiense de 31 anos começou a estudar piano aos quatro anos de idade e, ainda adolescente, entrou para o prestigiado Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSM). Além da formação acadêmica e teórica, ela passou por escolas como a Cité de la Musique, na França; a Universidade de Música de Freiburg, na Alemanha; e a Universidade de Música e Artes Cênicas, em Viena, entre outras.

Eloïse Bella Kohn conquistou ao longo da carreira prêmios e reconhecimentos pelo talento nato. Dentre eles, o Révélations Classiques de l’ADAMI, em 2014; o título de Young Talent, pela Diapason, em 2016.

Seu primeiro álbum, dedicado aos Prelúdios de Debussy, foi lançado em 2018 pela Hänssler Classic. A obra foi premiada com um “Choc de Clássica” e indicada em três categorias pelo conceituado prêmio alemão do disco OPUS KLASSIK 2019. Para seu segundo álbum, lançado em 2021, ela gravou com Hänssler Classic, L’Art de la Fugue, de Bach, em uma nova versão concluída por Thierry Escaich. 

Programa

Claude Debussy (1862 – 1918) 
Prelúdio à Tarde de um Fauno 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) 
Concerto para Piano Nº 21, K. 467, em Dó Maior 
I. Allegro maestoso 
II. Andante 
III. Allegro vivace assai 
Solista: Eloïse John 

Intervalo 

Augusta Holmès (1847 – 1903) 
Andromède 

Camile Saint-Saïns (1835 – 1921) 
“Danse Bacchanale” – Da Ópera Sansão e Dalila 

Serviço

Série Concertos dedicados a Nelson Freire 
Data: 28 de junho, às 20h 
Local: Theatro da Paz 
Os ingressos estarão disponíveis para retirada no dia do concerto, a partir das 9h, na bilheteria digital e na bilheteria do Theatro da Paz partir das 18h. Ingressos gratuitos (2 ingressos por CPF). 

Texto: Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz