Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc premia vencedores da etapa Caetés e Guamá dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs)

Desde sexta-feira (24) e até este domingo (26), a competição escolar reuniu cerca de mil estudantes-atletas nas duas regiões paraenses

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/06/2022 20h32

O amor pelo esporte e a oportunidade de representar o Estado em competições nacionais, foi o que motivou cerca de mil estudantes-atletas a participarem dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). De 24 a 26 de junho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, simultaneamente, a última etapa regional das competições, nos municípios de Augusto Corrêa (Caetés) e Castanhal (Guamá). 

Coordenado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, o evento mantém há 64 anos o propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e fortalecer o intercâmbio social entre estudantes de diferentes localidades. Nesta fase, as disputas definiram os representantes das modalidades futsal, voleibol, handebol, vôlei de areia, basquetebol e a grande novidade desta edição, o futebol de campo.

Na Etapa Caetés, houve a participação de 345 estudantes-atletas de Bragança, Capitão Poço, Quatipuru, Paragominas, além da cidade-sede, Augusto Corrêa. Já na Etapa Guamá, estiveram presentes 640 estudantes-atletas, oriundos de Igarapé-Açu, Mãe do Rio, Maracanã, Santa Izabel do Pará, São Francisco do Pará, Vigia, além do município anfitrião, Castanhal. 

CONQUISTA

A dupla de estudantes-atletas Rodrigo Brito e Luiz Andrey, representou a Escola Estadual Rosa Athayde, em Augusto Corrêa, e foi a campeã na modalidade vôlei de areia. Para Rodrigo, “foi uma experiência muito gratificante, porque jogo vôlei desde os meus cinco anos de idade, sempre busquei melhorar minha performance. Por morar na área rural, tenho muita dificuldade para estar aqui na cidade, então quando estou aqui, não perco meu tempo com qualquer coisa, o treino é coisa séria e estou muito feliz por saber que o meu esforço está dando resultado”, conta o vencedor. 

“É a minha primeira e última vez nos JEPs, porque estou concluindo o ensino médio, mas o orgulho de ter participado dessa experiência foi enorme, porque pude aproveitar cada segundo e cada momento ao lado dos meus colegas. Tudo isso foi muito incrível e só tenho que agradecer a Deus e ao meu técnico, por me ter trazido, dando essa chance de colocar em prática o que sei fazer de melhor”, afirmou o estudante-atleta Tayle Nunes, integrante do time da Escola Tecnológica de Paragominas, campeão da modalidade voleibol.

A novidade desta 64ª edição dos JEPs, foi a introdução da modalidade futebol de campo. Na Etapa Caetés, a delegação de Augusto Corrêa derrotou a equipe do município de Bragança e garantiu uma das vagas para a próxima fase das seletivas regionais, que acontecerá em Castanhal. O professor de Educação Física e técnico do time campeão, Moisés Alves, descreveu a sensação de ter alcançado a tão almejada vitória.

“É uma felicidade ter sido campeão já na primeira edição do futebol de campo dos JEPs, que antes não existia, era apenas o futsal. Dessa forma, disputar contra o município de Bragança, uma equipe com tradição nesse esporte, que é muito forte e ser campeão, é uma emoção e uma alegria muito grande, além de deixar esse título dentro da nossa cidade”, frisou. 

SATISFAÇÃO

Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, o professor de Educação Física e técnico do time de voleibol da Escola Estadual Prof. Galvão, de Augusto Corrêa, Otávio Montalvão, celebra a participação dos alunos nos JEPs 2022 - Etapa Caetés.

“Para eles, esta é a primeira vez que participam de um evento esportivo dessa magnitude. Foi uma experiência muito boa, antes a gente não tinha quase ajuda e a atual gestão vem incentivando o esporte, dando apoio para outras modalidades como o voleibol, o basquete, que antigamente era só o futsal. Quero parabenizar a participação dos meus alunos e dizer que, nem sempre se ganha, porém se adquire conhecimento, se adquire experiência e isso que é importante para nossa delegação de Augusto Corrêa”, enfatizou o educador. 

INTEGRAÇÃO

Segundo a coordenadora geral dos JEPs, Ana Cláudia Neves, a intenção é estar cada vez mais próximo e mais presente na vida dos alunos, além de criar uma oportunidade para jovens de todo o estado. Somente nesta primeira fase, houve a participação de mais de 5 mil estudantes-atletas, que disputaram vagas para a próxima etapa das competições que vão definir os representantes paraenses nos Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

“A gente chegando mais perto das regiões, abre uma chance maior de participação dos alunos, porque nós vamos até as localidades e articulamos com todos os municípios que vão fazer parte das regionais. Essa nova configuração é muito melhor, já que anteriormente os JEPs eram feitos de uma única forma, com todo mundo indo para Belém e, como sabemos, o Pará tem dimensões continentais e nem todas as delegações tinham condições de ir até a capital, realidade que mudou a partir deste ano”, destacou.