Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comunidade indígena Wai-Wai, de Oriximiná, terá artesanato incluído no aplicativo ArteAma

Ferramenta desenvolvida pela Sedeme, em parceria com outras entidades, garantirá mais alternativas de comercialização ao trabalho feito pela comunidade indígena

Por Igor Nascimento (SEDEME)
25/06/2022 18h35

Na sede da Sedeme, em Belém, a reunião com representantes da comunidade indígena Wai-Wai, de Oriximiná, no Baixo AmazonasRepresentantes da comunidade indígena Wai-Wai, de Oriximiná, na região Baixo Amazonas, estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), nesta sexta-feira (24), para uma reunião em que foi apresentado o app ArteAma aos artesãos daquela comunidade indígena. Na ocasião, a Sedeme conheceu mais sobre a produção de sementes artesanais, cerâmicas indígenas e de outros materiais oriundos da natureza, processados com técnicas repassadas de geração em geração, e discutiu a possibilidade de exposição e comercialização dos itens no catálogo virtual do aplicativo.

Walter Wai-Wai, representante do povo indígena, deu ênfase à importância da iniciativa ArteAma para a sua comunidade. “Esse tipo de diálogo aberto conosco é muito importante, para que a nossa comunidade seja atendida, pois desta forma nós podemos estudar como comercializar nosso artesanato. O ArteAma foi uma surpresa muito boa, pois vai proporcionar o devido reconhecimento do artesanato indígena para nós”, afirmou.

“Vejo de perto nas populações dos indígenas Wai-Wai o seu trabalho. Em suas aldeias há bastante produção, porém, eles não possuíam uma ferramenta para divulgação e, agora, com o ArteAma, o trabalho deles poderá ser levado mundo afora graças ao Governo do Estado, por isso que este elo é algo maravilhoso, pois poderá gerar mais renda para eles a partir da sua arte”, afirmou Soraia Almeida, coordenadora de populações extrativistas, presente à reunião. 

impulso - Idealizado pela Sedeme, em parceria com outras entidades estaduais, o app ArteAma funciona como uma plataforma de 'e-commerce' do artesanato paraense, contando com um catálogo virtual dedicado aos artesãos e empreendedores regionais. Com isso, o objetivo é impulsionar esses negócios visando a um maior alcance dos produtos para o Brasil e para o mundo, além de fortalecer a geração de emprego e renda no Estado.

Carlos Ledo, secretário adjunto da Sedeme, destacou a importância de ampliar o catálogo do app com o artesanato indígena da Região Baixo Amazonas. “Mais uma vez demonstramos o nosso compromisso com o fomento do artesanato produzido no Pará, agora discutindo a oportunidade de incluirmos no ArteAma os itens produzidos pela comunidade indígena Wai-Wai de Oriximiná. Essa é uma oportunidade e tanto para nós, que esperamos que possa ir adiante porque, sem dúvida, teremos resultados fantásticos com isso”, afirmou. 

O próximo passo para efetivar a adesão será os membros da aldeia passarem por um treinamento para que aprendam as etapas de cadastro, inserção de produtos, além de obter dicas e estratégias de vendas, aproveitando da melhor forma possível o artesanato. A partir de agora, uma equipe da Sedeme, Seaster e a empresa que desenvolveu o app dará suporte à comunidade, sendo, no caso da desenvolvedora do app, 24h por dia.

*Texto de Lucas Sousa e Igor Nascimento (Ascom Sedeme)