Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica do Lago de Tucuruí atenderá pacientes de hemodiálise e 36 especialidades

Unidade entregue pelo governador Helder Barbalho terá também um núcleo voltado ao atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea)

Por Caroliny Pinho (SESPA)
25/06/2022 17h47

Governador e a primeira-dama, Daniela Barbalho, entregaram a Policlínica do Lago de Tucuruí neste sábado (25) O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), entregou na manhã desse sábado (25) mais uma Policlínica, dessa vez no Lago de Tucuruí. A unidade conta com setor de hemodiálise, o Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea) e vai oferecer 36 especialidades entre atendimentos médicos e não médicos. 

“Hoje é um dia histórico, pois Tucuruí ganha junto com todos os municípios que compõem a região do Lago um equipamento fantástico de saúde pública que vai garantir que essa região seja um polo de qualidade no atendimento, trazendo para cá a hemodiálise, que é uma articulação da sociedade civil, o que fará com que nossos pacientes renais crônicos não precisem mais se deslocar para Belém ou Marabá e fiquem longe das suas famílias durante o tratamento”, disse o governador Helder Barbalho. 

“Tucuruí e a Região do Lago cresceram e o governo do Pará está hoje aqui para resgatar um compromisso histórico. Junto da Policlínica queremos trazer o novo Hospital Regional do Lago de Tucuruí, que se soma às obras do novo Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Cametá, para que essa região toda possa estar assistida com qualidade, tratamento clínico e exames laboratoriais, ou seja, de maneira preventiva agir e dar retaguarda em saúde com a estrutura hospitalar adequada”, completou. 

 O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, assinalou que o centro de hemodiálise é uma grande demanda da região e garante a descentralização da saúde que o governo do estado vem promovendo. "Assim como o Natea, voltado ao público autista, que também terá um atendimento diferenciado. Além disso, também assinamos hoje a ordem de serviço para a construção do novo Hospital Regional, que terá uma estrutura moderna e equipada e irá atender toda a região, ou seja, são importantes investimentos para a descentralização de serviços com a saúde sendo levada para todas as regiões do Pará”, disse ele. A Policlínica Lago de Tucuruí vai atender a população dos sete municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. Geraldo Ferreira é vendedor ambulante, trabalha próximo à nova unidade e ficou feliz com a entrega. “Vai ser muito bom ter a Policlínica aqui porque todos os exames serão feitos aqui mesmo e nós não vamos precisar nos deslocar para muito longe. A população agradece muito ao governador, essa Policlínica é um sonho realizado”, disse. 

A Policlínica Lago de Tucuruí conta com hemodiálise ambulatorial e salas para exames de colonoscopia e endoscopia, entre outras O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, observou que o governador Helder tem sido muito presente no interior do Estado e que Tucuruí tinha muitas demandas na saúde e as obras realizadas são um grande avanço para a região. "Nós estamos muito felizes com esses serviços e obras que estão sendo entregues, pois melhora a autoestima da população, além de gerar emprego e renda”, disse ele. 

Infraestrutura - A Poli Lago de Tucuruí conta com 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, Raio X, Métodos Gráficos (teste ergométrico e Eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial, além do anexo do Natea. 

A unidade vai oferecer mensalmente 9 mil consultas entre crianças e adultos. Entre os atendimentos estão alergologia, anestesiologia, cardiologia geral, cirurgião geral e vascular, clínica-médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia clínica e cirúrgica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, além da equipe multiprofissional, como psicologia, fonoaudiologia, nutrição e assistência social.  

Natea – O novo espaço do Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista oferecerá serviço multidisciplinar para o desenvolvimento de pessoas com autismo e contará com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, que vão trabalhar em conjunto a partir da análise comportamental da criança.

O autônomo Antônio Santos tem um menino com diagnóstico de autismo desde 2016. “É muito importante para a gente não precisar mais se deslocar para tão longe para fazer o tratamento do nosso filho. Eu agradeço muito ao governador, pois muitos pais não têm ainda o diagnóstico dos seus filhos e agora vão conseguir ter”, afirmou. 

Para atender a população autista da região também foram entregues hoje 11 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, documento que tem por objetivo garantir a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. 

Serviço – O encaminhamento da população aos serviços da Policlínica será feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) após a primeira consulta em clínica médica. O funcionamento dela será de segunda a sexta, de 7 às 19h. Hemodiálise também funcionará aos sábados em dois turnos.