Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Combate à violência doméstica recebe reforço com o programa Pró-Mulher Pará em Tucuruí

Governador Helder Barbalho entregou viatura para assegurar visitas preventivas às mulheres vítimas de violência doméstica e para atender ocorrências

Por Walena Lopes (SEGUP)
25/06/2022 17h36

A peimeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, entrega a chave da viatura caracterizada que vai atender vítimas de violência domésticaO município de Tucuruí terá atendimento especializado em combate à violência contra a mulher. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) lançou, neste sábado (25), o Programa “Pró-Mulher Pará”, que tem como objetivo realizar ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica na região. 

As ações do programa serão realizadas de forma integrada com as Polícias Civil e Militar, por meio de atendimento de urgência e emergência, a partir de chamadas recebidas via Núcleo Integrado de Operações, que prestará um serviço especializado, com deslocamento de uma viatura caracterizada que dará apoio e atendimento às vítimas de violência doméstica.  

O governador Helder Barbalho entregou uma viatura caracterizada com objetivo de direcionar as equipes de segurança e garantir agilidade no atendimento das ocorrências de crimes contra a mulher. 

“Estamos ampliando o programa  “Pró Mulher”, que já está sendo executado em Belém, Região Metropolitana, Bragança, Santarém e Marabá, e agora também em Tucuruí. Uma viatura específica,  com pessoas treinadas para atendimento voltado à violência contra a mulher, está sendo disponibilizada para atender as urgências desse crime, mas que também realizará as visitas preventivas às mulheres que já tiverem realizado ocorrências nesse sentindo. Essa é mais uma estratégia de segurança pública que vem dando certo para que possamos proteger as mulheres do nosso estado contra esse tipo de crime”, disse o titular da Segup, Ualame Machado. 

O programa já funciona em Belém, Região Metropolitana, e ainda, nos municípios de Marabá, Santarém e Bragança. O intuito é implantar em todas as regiões do estado. A iniciativa desenvolvida pelo estado visa ao combate à violência contra a mulher no território paraense. 

Atendimento - O programa funciona através de denúncias feitas para o canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190 do Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop). Durante o atendimento, para situações que envolvam violência contra a mulher, o atendente enviará um chamado às equipes especializadas da Polícia Militar, que serão enviadas ao local indicado pela denunciante, com garantia de total sigilo para a vítima e/ou denunciante 

Para o atendimento qualificado e especializado a essas mulheres, o governo está disponibilizando também uma viatura caracterizada com objetivo de direcionar as equipes de segurança e agilizar o atendimento às ocorrências. As viaturas farão ainda atendimento preventivo nas casas de mulheres que já tenham registrado ocorrências de violência doméstica. O veículo será utilizado pela Polícia Civil, para o atendimento à delegacia especializada às mulheres (DEAM), e também pela Polícia Militar, na patrulha “Maria da Penha”, uma iniciativa em conjunto com o Judiciário do estado.