Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia terá centro de hemodiálise e mais vinte leitos de UTI

Governador Helder Barbalho também anunciou que vai triplicar o efetivo da Polícia Militar no município com a criação de um novo batalhão da PM

Por Lilian Guedes (SECTET)
25/06/2022 17h59

Governador e autoridades públicas comemoram a ampliação do atendimento à população no Hospital Geral de Tailândia Para ampliar a assistência à saúde na região do Baixo Tocantins, o Governo do Pará assinou, neste sábado (25), o Termo Aditivo de contrato para ampliar o Hospital Geral de Tailândia. O governador Helder Barbalho assinou o aditivo ao lado do secretário de saúde, Rômulo Rodovalho. 

“Hoje é um dia importantíssimo para o fortalecimento da saúde no município de Tailândia e em toda essa região da PA-150. Nós estamos autorizando a construção de dez leitos de UTI adulto, dez leitos de UTI neonatal e também do centro de hemodiálise para o município de Tailândia, para atender a região, fortalecendo o Hospital Regional, aproximando o atendimento em saúde, cuidando das pessoas e, principalmente, não precisando mais que se desloquem até outras cidades para ter o atendimento, para cuidar e salvar vidas. Portanto, parabéns ao município de Tailândia por essa conquista”, ressaltou o governador.

O Hospital Geral de Tailândia terá a construção de leitos de UTI adulto e de UTI neonatal e, ainda, do centro de hemodiáliseO centro de hemodiálise terá 22 poltronas para atender pacientes que precisam fazer o procedimento. Serão três ambientes novos de que o hospital não dispõe, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública, ressaltou o secretário Rômulo Rodovalho. 

“Nós estamos ampliando a nossa rede, o governador vai assinar um Termo Aditivo no valor de quase R$ 9 milhões de reais para a expansão do hospital. Vamos ampliar os nossos leitos, mais dez leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pra criança e, também, implementar o serviço de hemodiálise com 22 poltronas. É uma necessidade histórica aqui da região, uma descentralização que já vem sendo feita em toda a nossa rede. Portanto, uma importante conquista para Tailândia e todos os municípios vizinhos”, frisou o secretário.

O HGT também terá receberá o programa Farmácia Satélite, no centro cirúrgico da unidade hospitalar, e a Terapia Renal Farmácia Satélite - Durante o processo de reconstrução, será implantado também o programa Farmácia Satélite, no centro cirúrgico da unidade hospitalar, e o serviço de Terapia Renal Substitutiva. O projeto de reconstrução do Hospital Geral de Tailândia vai beneficiar também a população dos municípios de Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açú, que buscam atendimento na unidade hospitalar.

O secretário também ressaltou a estratégia do Governo do Pará de descentralizar e expandir os atendimentos de qualidade em todo o Estado.Equipe do Hospital Geral de Tailândia, no sudeste esadual

“Cada vez mais o Governo do Estado vem fortalecendo essa estrutura, uma estratégia de descentralizar o serviço e não ficar restrito só à capital. Hoje, nós já inauguramos a Policlínica em Tucuruí, também com serviço de hemodiálise. Semana passada, tivemos a expansão do Hospital Regional do Caetés e a entrega da policlínica também com serviço de hemodiálise. Amanhã, estaremos em Abaetetuba fazendo a expansão do hospital com serviço de hemodiálise e aqui de Tailândia também. Então, é uma estratégia de melhorar a nossa rede, ampliar a assistência, melhorar o nosso parque tecnológico e descentralizar o serviço para bem atender toda a população do estado do Pará”, explicou. 

O gestor do município, Paulo Liberte Jasper, o Macarrão, disse que as UTIs adulto e neonatais são um sonho de muitos e muitos anos, assim como o centro de hemodiálise para resolver um problema que aflige a população do município há anos.

"Graças a Deus que o Helder é o nosso governador para resolver o problema da hemodiálise, tendo a sensibilidade que ele tem. Isso é fundamental para que as pessoas se tratem no município e mais: vai trazer pessoas de outros municípios próximos para que possam também ter o tratamento e vamos aumentar o desenvolvimento no comércio local. Além disso, a criação do batalhão da Polícia Militar que está pronta, aumentando o número de policiais e aumentando inclusive a segurança. Então isso é maravilhoso, nós só temos que agradecer ao nosso governador e dizer muito obrigado, estamos juntos e vamos pra frente”, disse o prefeito. 

Em Tailândia, o governador anunciou que triplicará o efetivo da PM no município com a criação de um novo Batalhão PMPolícia Militar - Durante agenda, o governador Helder Barbalho anunciou a transição da Companhia Independente da Polícia Militar para Batalhão, ampliando o efetivo do órgão e reforçando a segurança pública do município. Já está na Assembleia Legislativa o projeto de lei que transforma a companhia em Batalhão e deverá ser efetivada nos próximos meses. O BPM, em Tailândia, elevará de 100 para 299 policias militares

“Além dos investimentos em saúde, também, estamos transformando em Batalhão, saindo de 100 policiais para 299, portanto triplicando o número do efetivo da Polícia Militar para combater a criminalidade e trazer paz pra população de Tailândia. Nós já estamos na Assembleia Legislativa com a Lei que transforma a Companhia Independente e ainda no final do mês de junho estaremos sancionando a criação do batalhão da Polícia Militar em Tailândia”, assegurou o governador.