Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí assegura gestão ambiental e geração de renda

Governador Helder Barbalho entrega a primeira ferramenta de gestão para preservar três unidades de conservação e garantir emprego e alimento à população

Por Aldirene Gama (SEDEME)
25/06/2022 17h23

O Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), entregou neste sábado (25) o primeiro Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí, no sudeste paraense.

O Mosaico é constituído por três Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, que abrangem os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento.

O Plano de Manejo foi elaborado a partir de estudos da região de abrangência, pontuando os aspectos físico, biológico e social, realizado pelo Ideflor-Bio, por meio da gerência da Região Administrativa do Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC).

O ato contou com a presença do  governador, Helder Barbalho, que durante o evento parabenizou o Ideflor-Bio, pelo trabalho voltado à preservação e conservação do meio ambiente, com destaque para o Mosaico Lago de Tucuruí, que recebeu o primeiro Plano de Manejo, principal ferramenta para a gestão das  Unidades de Conservação (UCs), assegurando o uso sustentável dos recursos naturais, e a proteção da diversidade biológica da região.

O governador  destacou  também a construção de Unidades de Monitoramento de Desembarque de Pescado nos municípios que compõem o Mosaico. “Parabéns ao trabalho de conservação, de povoamento, de olhar e entender que esse lago não é apenas para energia, é para gerar emprego renda garantindo alimento na mesa  e desenvolvimento para os moradores da região”, disse o governador.

O plano - O Plano de manejo foi apresentado em três volumes: o primeiro com Aspectos Gerais do Mosaico e Diagnóstico; o segundo com Análise Integrada do Diagnóstico e Planejamento do Mosaico; e o terceiro, compreende a pesquisa para o desenvolvimento Sustentável da Pesca, além de Resumo Executivo e Cartilha, contendo informações técnicas com uma abordagem mais simples e de fácil compreensão. Durante o evento a presidente do Ideflor-Bio , Karla Bengtson, fez a entrega do Plano de Manejo em pendrive para os prefeitos dos municípios que compõem o Mosaico, ao presidente da colônia de pescadores de Tucuruí e às demais autoridades presentes. 

“Entregar um documento que reúne e valoriza as diferentes formas de saber, tanto de caráter técnico-científico quanto o das comunidades locais, que irá permitir à gestão adotar um planejamento estratégico, consistente para enfrentar os desafios da UC, é uma enorme felicidade para o Ideflor-Bio, o que reforça o nosso compromisso em consolidar uma gestão ambiental sólida na região”, disse Karla Bengtson, presidente da instituição. 

O Plano segue as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.885/2000, que estabelece que cada (UC) deve contar com um Plano de Manejo, documento técnico que estabelece o seu zoneamento e as normas que conduzirão o uso do território, manejo dos recursos naturais e Programas de Gestão.

“A conclusão e entrega do Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí é um marco histórico na gestão ambiental desse espaço territorial tão importante para conservação e a manutenção da vida dos recursos naturais, principalmente da população que tem nesses recursos sua única fonte de emprego e renda”, destacou Mariana Bogéa, gerente do Mosaico Lago de Tucuruí/Ideflor-Bio.

Gestão - A Diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação DGMUC/Ideflor-Bio, Socorro Almeida, reforça que o Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão das UCs, elaborado a partir de análises socioambientais que assegurem o conhecimento da situação da Unidade de Conservação e seu entorno, considerando as especificidades ambientais e socioeconômicas locais,  buscando resolução dos principais problemas que impactam diretamente as características  ambientais  da Unidade de Conservação. “A gestão das Unidades de Conservação tem como desafio associar as estratégias voltadas para a preservação e a conservação da biodiversidade, que varia de acordo com a categoria da UC, bem como elencar todos os elementos que visem ao manejo adequado da área protegida. É no Plano de Manejo também que se estabelece as necessidades de ações voltadas para o objetivo da criação e o zoneamento de todo o território da UC, tornando claro para a equipe de gestão, moradores e usuários da UC, as formas de uso dos recursos naturais".

Participaram da cerimônia  a deputada federal, Elcione Barbalho, o presidente da Alepa,  Francisco Melo (Chicão); deputado federal Paulo Bengtson;  deputado federal Olival Marques; deputado federal Beto Faro; prefeito de Tucuruí  Alexandre Siqueira; o prefeito de Goianésia do Pará Francisco Davi Leite Rocha; o prefeito de Jacundá Itonir Tavares;  prefeito de Itupiranga Benjamin Tasca;  prefeito de Breu Branco Flávio Mezzomo.