Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Augusto Corrêa e Castanhal sediam a última etapa dos Jogos Estudantis Paraenses

Os dois municípios da região nordeste estadual recebem a Etapa Caetés e Guamá dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs 2022)

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
25/06/2022 10h49

Com cumplicidade e respeito entre as delegações, de 24 a 26 de junho, os municípios de Augusto Corrêa e Castanhal recebem, simultaneamente, a última etapa dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e definir quem vai representar o estado nos torneios escolares nacionais.

O público lotou o Ginásio Municipal José Wilhamy Laurentino de Freitas, em Augusto Corrêa, para acompanhar a cerimônia de abertura da Etapa Caetés desta tradicional competição que, em 2022, completa 64 anos. Só nesta regional foram inscritos 345 estudantes-atletas dos municípios de Bragança, Capitão Poço, Quatipuru, Paragominas, além da cidade-sede, Augusto Corrêa, que vão se enfrentar nas modalidades futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, vôlei de praia e basquetebol.

Ainda durante a solenidade de abertura da Etapa Caetés, o defensor público aposentado, Dr. Loris Neves, foi homenageado pela Seduc - NEL, pelos 35 anos de serviços prestados à população de Augusto Corrêa, através da Defensoria Pública do Estado do Pará. O prefeito Estrela Nogueira e o secretário municipal de Cultura, Desporto e Lazer, também receberam a placa de cidade-sede dos JEPs 2022 e amiga do esporte educacional.

EXPECTATIVA

Quem estava ansiosa para o início das competições era a estudante-atleta Isaely Gonçalves, que frequenta a Escola Estadual Prof. Galvão, em Augusto Corrêa. “A gente veio para ganhar e a nossa expectativa é que possamos garantir o título e que ele fique aqui mesmo em nosso município. Confesso que estou ansiosa, porque não esperava participar dos JEPs, mas estou muito feliz com esta oportunidade” revela.  

Já para a estudante-atleta da modalidade futsal, Taciane Costa, “é um prazer representar o meu município e graças aos treinamentos pesados que a gente teve, estamos confiantes para disputar uma das vagas para a etapa estadual. Não tenho dúvidas de que participar dos jogos é o sonho de toda menina, que quer praticar alguma coisa além dos estudos. É muito prazeroso estar aqui, sentir essa emoção e só tenho que agradecer a Deus por isso”, enfatiza. 

“O esporte é qualidade de vida. Eu, enquanto profissional de educação física, fico extremamente feliz em poder estar com a minha delegação aqui. Fizemos um treinamento, houve também uma seletiva interna e as melhores equipes estão aqui presentes para representar o município de Augusto Corrêa e vamos tentar mostrar, da melhor forma possível, o esporte urumajoense”, detalha o professor de Educação Física, Nuerison Paixão.

SUCESSO

Com mais de 5 mil estudantes-atletas inscritos, em sete etapas regionais e mais de 200 professores de Educação Física envolvidos, a retomada oficial dos JEPs foi um verdadeiro sucesso, como detalha a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves. 

“Para nós, é um imenso prazer ter a parceria desses municípios que apostaram nos JEPs e que estão fazendo, junto conosco, a retomada desta competição ser um sucesso. Neste momento eu não poderia deixar de agradecer à secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, por ter nos dado essa oportunidade de renovação dos JEPs. Hoje, nós temos uma competição otimizada, forte, organizada e que leva esperança e oportunidade a todos os participantes”, ressaltou a dirigente.

Programação em Augusto Corrêa

Futsal - Ginásio Poliesportivo José Wilhamy 

25/06 (Sábado) - 09h00 às 16h20

26/06 (Domingo) - 09h00 às 10h20

Basquetebol - Escola Municipal Lírio dos Vales 

25/06 (Sábado) - 09h00 e 15h00

26/06 (Domingo) - 09h00

Voleibol - Ginásio Poliesportivo José Wilhamy 

25/06 (Sábado) - 08h00, 14h00 e 17h30

26/06 (Domingo) - 08h00

Futebol de Campo - Campo da Fábrica (Coronel Sereni)

25/06 (Sábado) - 08h30 e 16h00

26/06 (Domingo) - 08h30

Vôlei de Areia - Arena ao lado do Campo Coronel Sereni

25/06 (Sábado) - 9h30 às 11h00

26/06 (Domingo) - 9h30.