Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Governo do Estado entrega novos veículos e fortalece extensão rural no nordeste paraense

Os escritórios da Emater em São Miguel do Guamá, Irituia, Aurora do Pará e Santa Maria do Pará, receberam os carros para os serviços junto às famílias agricultoras

Por Paula Portilho (EMATER)
25/06/2022 08h11

Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) de São Miguel do Guamá, Irituia, Aurora do Pará e de Santa Maria do Pará, no nordeste paraense, contam com novos veículos para fortalecer a prestação de serviço às famílias agricultoras. O ato de entrega das quatro caminhonetes ocorreu nesta sexta-feira (24) pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da pasta estadual, Rosival Possidônio.  

"Estamos aqui entregando benefícios, entre entrega de Cadastro Ambiental Rural, de títulos de terras, de carros para escritórios da Emater, entre outros, ao município de São Miguel do Guamá, com isso  reafirmando nosso compromisso com a população", disse o governador do Pará.

De acordo com o engenheiro agrônomo Wildson de Moraes Duarte, supervisor do Escritório Regional de São Miguel do Guamá, que abrange São Miguel, Aurora do Pará e Irituia, os três municípios respondem pelo atendimento de 1.550 famílias produtoras.

"O nosso Regional recebeu mais três veículos que irão melhorar a prestação de serviços de assistência técnica, avançar no cadastramento ambiental, melhorar a avaliação das propriedades rurais e, posteriormente, maior dar maior celeridade para elaboração de projetos de crédito rural para os agricultores, e ainda melhorar o trabalho de inserção em políticas públicas. Esses veículos irão revitalizar as atividades  das equipes técnicas em Irituia, Aurora do Pará e São Miguel do Guamá, podendo, inclusive, contribuir para ampliar o atendimento", ressaltou o supervisor da Emater.

Em Aurora do Pará, as principais atividades produtivas são a cultura da mandioca, pecuária de corte e de leite, a pimenta-do-reino  e a fruticultura. Em Irituia, a mandiocultura, a Pimenta do reino, a pecuária de leite e de corte, e o cultivo de frutas também aparecem como destaque, ao lado da citricultura, e da cadeia do açai. Em São Miguel, prevalecem a cultura da mandioca, a cadeia do açai, a pecuária de corte,  e o cultivo de pimenta-do-reino.

Segundo Osvaldo Romário, supervisor-adjunto do Regional de Castanhal, que abrange o escritório local de Santa Maria do Pará, no município são atendidas 417 famílias, com foco na produção agrícola.

A Emater é o órgão oficial de Ater do Estado do Pará que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural.