Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA TODOS

Programa Forma Pará garante cursos de especialização em 103 municípios

Governo do Estado avança com a oferta de educação superior, atendendo demandas regionais e ampliando horizontes no mercado de trabalho

Por Fernanda Graim (SECTET)
24/06/2022 17h26

Abrir o caminho da educação para todos, mesmo em um estado continental como o Pará. A partir dessa diretriz, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), vai oferecer cursos de especialização em 103 municípios, com o Programa Forma Pará. O resultado final da análise de propostas para os cursos foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (21), como credenciamento de 176 proponentes.O programa leva a educação superior e concretiza sonhos de jovens e adultos

O “Forma Pará” vem ampliando a oferta de cursos superiores em todo o Estado, por meio da parceria entre o governo estadual, Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. A oferta de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) pelo programa só foi possível com a publicação da Lei nº 9.324, de 07 de  outubro de 2021, que garantiu a continuidade do programa. 
Lançada em 2019, a estratégia que garante o acesso à educação superior chegou a 2022 superando a meta inicial, que era ofertar 4 mil vagas em quatro anos. Com a edição deste ano, já são cerca de 5.500 vagas em cursos ofertados em quase 80 municípios, nas 12 as regiões de Integração do Pará.

Vocação econômica - A titular da Sectet, Edilza Fontes, explica que a oferta das especializações segue a lógica principal do programa, que é levar os cursos solicitados pela sociedade de acordo com a vocação econômica dos municípios. Por isso, um dos critérios para que a especialização proposta por um grupo de pesquisa ou pelo pesquisador seja aceita é a apresentação de uma carta de aceite do prefeito do município onde o curso será realizado.

A secretária acrescenta que o edital definiu R$ 7 milhões para financiar as especializações, o que garante 53 turmas, levando em consideração que o recurso para cada uma é de R$ 130 mil. “Mas resolvemos contemplar todos os credenciados. Então, neste momento teremos uma turma para cada proponente. Considerando que o número de propostas com projetos específicos foi de 176, vamos atender 123 turmas a mais do que o definido no edital”, ressalta Edilza Fontes.

Benefícios - Roberto Pina, prefeito de Igarapé-Miri, município da RI Tocantins, a qualificação é uma grande conquista para a população local. “Agradecemos à grande parceria com o governo do Estado, e particularmente com a Sectet. Acabamos de ser contemplados pelas especializações do ‘Forma Pará’. Chamo a atenção dos nossos jovens para que já se preparem para esta conquista”, diz o gestor.

Vanderly Moreira, secretário de Educação de Redenção, município da RI Araguaia (Sul do Pará), acredita que os cursos de graduação e especialização destinados ao município farão muita diferença na qualificação profissional da população. “Somos um município de quase 100 mil habitantes, e nos sentimos muito honrados em poder proporcionar à nossa população dois conceituados cursos de graduação no mercado de trabalho, que são Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, pelo ‘Forma Pará’. E agora, muitos mais com as especializações que receberemos. Redenção está crescendo consideravelmente, e cada dia mais tem a necessidade destes profissionais para atender a população com mais qualidade de vida e sustentabilidade. Por meio do Programa Forma Pará, ampliamos o número de profissionais qualificados", garante o secretário.

Universalização - Em março, o governador Helder Barbalho anunciou a execução do programa, ainda em 2022, nos 144 municípios paraenses. “Nós vamos fechar todos os municípios, contando com aqueles das chamadas anteriores. Esta seria a chamada de 2023 que, a pedido do governador, nós antecipamos para este ano. Será a segunda chamada de 2022”, informa a titular da Sectet.

Segundo Edilza Fontes, no início do segundo semestre serão realizados os processos seletivos especiais, para preenchimento das vagas dos cursos que serão ofertados nos municípios que ainda não foram contemplados pelo programa.