Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA FLUVIAL

Estado entrega lancha e reforça combate à criminalidade na área do Rio Capim

A 30ª embarcação entregue ao Sistema de Segurança - a primeira para São Domingos do Capim - integra os investimentos para combater a violência em áreas ribeirinhas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
24/06/2022 16h44

Potente e equipada, a lancha reforça as ações dos órgãos de segurança na região de São Domingos do CapimNos últimos três anos, o Governo do Pará fez investimentos inéditos para aprimorar a segurança na malha hidroviária do Estado, garantindo a presença dos agentes nas áreas ribeirinhas para combater a criminalidade. Nesta sexta-feira (24), no município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, o governador Helder Barbalho entregou a 30ª lancha, a primeira na região, para reforçar as ações em municípios da Região de Integração Rio Capim.

Helder Barbalho definiu a valorização de estratégias como fundamental para os investimentos. "Nós investimos em estratégias distintas em cada região do Estado para combater a violência e a criminalidade. E aqui, em São Domingos do Capim, nós precisamos também ter o combate nas áreas ribeirinhas, no Rio Capim, no Rio Guamá, protegendo os pescadores e todas as comunidades que estão nas margens dos rios. Por isso, além da infraestrutura policial, com viaturas, efetivos na cidade e nas áreas rurais, também há essa embarcação. Nós temos mais um braço da segurança pública para proteger a população", destacou o governador. Governador Helder Barbalho na entrega da chave da embarcação

Estratégia -Os avanços na atual gestão são históricos para a Segurança Pública do Pará, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “Chegamos à trigésima embarcação entregue ao Sistema de Segurança Pública, às nossas forças policiais. Essa, sem dúvida, é uma estratégia na área fluvial importantíssima para o Pará, que é um estado banhado por rios, furos e igarapés. São Domingos do Capim nunca possuiu uma embarcação, fundamental para uma cidade onde se chega pela água, para que a gente possa fazer o policiamento e dar paz à sociedade. São Domingos do Capim merecia ter uma estratégia de segurança. Hoje, recebe uma embarcação pioneira na região, fundamental pra segurança pública", disse o titular da Segup.

Coronel Dilson Júnior e secretário Ualame Machado destacaram os investimentos no combate à criminalidadeO comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, reforçou a importância do investimento para a região de influência do Rio Capim. "Nós sabemos que na região amazônica nossos rios são as nossas ruas. Então, a segurança pública precisa de equipamentos adequados, como essa lancha. Agora, com esse equipamento poderemos aumentar nossa presença não apenas na cidade, mas na zona rural, trazendo mais segurança e tranquilidade para toda a população. O equipamento é novo, com motor compatível com a necessidade da região. A nossa tropa está capacitada para utilizar essa lancha. Com certeza, vamos reduzir cada vez mais os índices de criminalidade em São Domingos e toda a região", afirmou o comandante-geral.

A embarcação tem motor com 60 HP de potência, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico para potencializar as ações realizadas pelos agentes dos órgãos de Segurança Pública, e assim ampliar o combate à violência. 

Sobre as obras e serviços garantidos pelo Estado, o prefeito de São Domingos do Capim, Paulo Elson, disse estar "vivendo um sonho que há muito tempo lutamos para conquistar, garantindo a maior obra de infraestrutura dentro desse município, e hoje recebendo vários benefícios, inclusive uma lancha, que vai reforçar as ações da segurança pública, garantindo mais tranquilidade para a nossa população. Isso, sem dúvida, faz com que o povo se sinta abraçado pelo governo do Estado".