Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GERAÇÃO DE RENDA

Em São Domingos do Capim, Estado certifica 140 alunos do 'Qualifica Pará'

Governador Helder Barbalho destacou os investimentos na formação profissional para valorizar talentos individuais

Por Camila Santos (SEASTER)
24/06/2022 16h18

Em São Domingos do Capim, município do nordeste paraense, mais 140 alunos foram certificados pelo Programa Qualifica Pará, iniciativa do governo do Estado. A certificação nesta sexta-feira (24) contemplou alunos de sete turmas dos cursos de Manejo de Açaí, Manipulação Beneficiamento e Conservação de Frutas Açaí, Manutenção de Celular, Piscicultura, Cabeleireiro, Habilidade em Salão de Beleza e Mecânica de Motocicleta. Os certificados foram entregues pelo governador Helder Barbalho, em meio a uma agenda de trabalho na região. Governador Helder Barbalho, autoridades e concluintes dos cursos oferecidos pelo 'Qualifica Pará'

“Parabenizar os alunos do ‘Qualifica Pará’ que hoje, através desses cursos, têm a oportunidade de gerar renda, abrir um pequeno negócio e garantir sustento à família. Todo projeto de assistência é importante, mas a gente também trabalha na formação profissional para garantir que, com o talento de cada um, vocês possam trilhar a sua história, seu caminho”, ressaltou o governador.

São 1.452 turmas e 45 cursos, que visam atender cerca de 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa é da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Crédito - Além da capacitação, o “Qualifica Pará” prevê um microcrédito para os educandos, que permite a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O crédito vai de R$ 500,00 a R$ 5 mil, e está sob a gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

“Quando soube do curso, me interessei na hora. Nós aprendemos a manipular os alimentos, aprendemos a fazer geleias, licor, e a partir de então podemos abrir o próprio negócio, gerar renda. Chegou a hora de pegar o nosso certificado, e eu estou muito feliz. Vou tentar colocar em prática tudo o que eu aprendi”, contou a aluna Dailza Gomes, concluinte do curso de Manipulação de Frutas.Dailza dos Santos e Lucilete Nascimento: oportunidade para novas histórias em todas as idades

Para acessar o crédito disponibilizado pelo programa, o aluno certificado deve se cadastrar no site da Seaster (www.seaster.pa.gov.br), informar sobre seu negócio e o tipo de empreendimento. As equipes da Secretaria vão aos municípios para orientar a respeito do cadastro e da organização das informações relacionadas ao crédito. A Seaster ainda conduz o processo de inscrição e faz o cadastro no próprio município.