Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Codec dialoga com Parauapebas para desenvolver o polo industrial do município

Uma palestra sobre "Ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento local" explicou como funciona o Programa de Apoio ao Segmento Produtivo

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2022 12h28

Servidores de Parauapebas e os quadros da Codec posam para foto após a palestra sobre o Programa de Apoio ao Segmento ProdutivoA Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) esteve em Parauapebas esta semana para debater e prospectar alternativas de desenvolvimento econômico para o município do sudeste do Pará. Uma palestra intitulada “Ações Estratégicas Voltadas para o Desenvolvimento Local”, cujo público-alvo foram servidores municipais, deu orientações sobre o “Programa de Apoio ao Segmento Produtivo”. A Codec foi recebida pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Mariano Barreira Jr., pelo diretor de Desenvolvimento, Max Alves, e pelo coordenador do Polo Industrial, Kibada Júnior.

A palestra ministrada pelo diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, o economista Pádua Rodrigues, ocorreu na Câmara Municipal de Parauapebas e destacou a disponibilidade do Governo do Estado em levar apoio técnico para proporcionar o desenvolvimento econômico da região.

Pádua destacou durante a visita que a Codec cria e administra os Distritos Industriais do Pará e promove oportunidades econômicas e ações estratégicas para atrair investimentos e trabalho, em parceria com o município. “O governo do Estado sabe da potencialidade deste município e está disposto a oferecer meios para que ele se desenvolva ainda mais. Por isso, queremos promover o apoio do Estado ao município através das instituições ligadas à indústria e ao setor produtivo, ampliando as áreas destinadas à implantação de indústrias, trazendo trabalho em parceria para avaliação industrial e regularização do Distrito Industrial de Parauapebas. Tudo isso dando apoio às cadeias industriais do município e região, e apresentando ao município um Guia do Investidor de Parauapebas, elaborado em parceria entre o município e a Codec”, explica o economista.Na visita ao polo industrial de Parauapebas foi possível aferir o crescimento da iniciativa, que já conta com 10 empresas em operação

Esforços - Em visita ao Polo Industrial de Parauapebas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mariano Júnior, apresentou as áreas disponíveis para receber empresas que queiram investir no município. De acordo com Mariano Júnior, os esforços do governo municipal são constantes para legalizar as áreas e dar condições favoráveis para novas empresas se instalarem no Polo Industrial. “Temos notório crescimento do nosso Polo Industrial, notado pelo interesse de empresas em se instalar ali”, esclarece Mariano Junior, revelando que 10 empresas já estão em plena operação e outras 11 iniciando o processo de instalação.
 
“Nossa campanha de atração de empresas para o Pólo Industrial é constante, quando oferecemos o melhor assessoramento e as facilidades para que tomem posse do espaço que é para eles crescerem”, afirma o coordenador do Polo Industrial, Kibada Júnior, citando a recente assinatura da Ordem de Serviço de implantação do sistema de abastecimento de água doméstica, entrega de melhorias estruturais, entrega do serviço de regularização fundiária do Polo Industrial, cessão de novas áreas com apresentação de projetos conceituais, entrega de expansão e demonstração de inovação tecnológica, e demais serviços da Seden voltados para a indústria.

Potencial econômico - Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a região sudeste do Pará está inserida em um potencial atrativo de desenvolvimento, que respeita as leis em curso e que é capaz de conciliar o progresso, respeitando o meio ambiente e as gerações futuras. "É importante nós, enquanto estado, mostrarmos aquilo que estamos vislumbrando em termos de desenvolvimento. Temos foco na área da pecuária, do agronegócio e outros grandes empreendimentos que estão sendo destinados ao sudeste do Pará. Por isso é importante o estado, o município e a sociedade civil estarem atentos para que esses investimentos possam estar acontecendo de forma a agregar produção e, também, gerar emprego e renda, que é uma das principais metas propostas pelo Governo do Pará", explicou.

Texto da Ascom / Codec