Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Cametá recebe o "Conectando Arquivos" com ações de preservação documental

Programação inclui discussões e reflexões sobre técnicas de tratamento, preservação e conservação documental

Por Thaís Siqueira (SECULT)
24/06/2022 11h45

Uma nova edição do projeto Conectando Arquivos, iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), vai levar a Cametá, município do Baixo Tocantins, discussões e reflexões sobre técnicas de tratamento, preservação e conservação documental. A programação será realizada nos dias 27 e 28 de junho, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Museu Histórico de Cametá. Desde março deste ano, o projeto já passou pelos municípios de Bragança e Barcarena.

Na segunda-feira (27), das 9h30 às 12h30, será realizada no auditório da Universidade Federal do Pará, campus Cametá, a oficina “Noções de preservação e conservação de documentos em suporte de papel”, ministrada por Leonardo Torii, diretor do APEP. Pela noite, às 18h, o mesmo local recebe a mesa redonda “A presença de Cametá nos documentos históricos: perspectivas e abordagens”, com Torii; Lucilena Gonzaga, coordenadora do Campus Universitário do Tocantins; Warllen Barros, diretor do Museu de Cametá; Profª Drª Rosimeire Souza (UFPA); e Profª Rhana Beatriz (UFPA).

De acordo com o diretor do Arquivo Público, o objetivo é reunir múltiplas perspectivas do patrimônio documental cametaense, tomando por base os registros salvaguardados no APEP e no Arquivo do Museu Histórico de Cametá, além da produção científica e acadêmica desenvolvidas nas universidades e escolas, a partir de fontes documentais.

“O projeto Conectando Arquivos chegará no município de Cametá e as expectativas são as melhores possíveis, porque será a primeira vez que o APEP fará atividades num dos municípios mais antigos e importantes do estado. Sabemos que a formação e ocupação histórica da cidade é extremamente antiga e a de documentos é extensa. No município, o Arquivo Público fará uma integração com o Museu Histórico de Cametá, haja vista que a instituição possui um acervo de documentos históricos considerável e muito importante para a região”, ressaltou.

Na terça-feira (28), ocorre a abertura da exposição “Acervos Integrados: A história de Cametá nos documentos históricos”, às 9h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará-subsede Cametá (SINTEPP), com visita guiada pelo acervo das 10h às 13h. A atividade é voltada para alunos das escolas locais, graduandos da UFPA e para o público em geral.
 
Encerrando a programação, às 16h, haverá a palestra “A educação patrimonial em instituições com acervos arquivísticos: a difusão documental do Arquivo Público do Estado do Pará”, com o diretor do Arquivo, Leonardo Torii, no auditório do SINTEPP/Cametá. “Convidamos a comunidade a participar das ações propostas, com destaque para a exposição, que terá documentos expostos do Arquivo Público do Estado do Pará e do Museu Histórico de Cametá, com a temática sobre a história da cidade. A ideia do projeto é valorizar a trajetória e as instituições que são guardiãs históricas nos municípios visitados”, finalizou Torii.