Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Palestras para universitários divulgam o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
22/06/2022 22h07

Uma equipe de Fiscais Estaduais Agropecuários que integram o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose desenvolveram esta semana ações educativas com estudantes do ensino superior, em Belém. Eles ministraram palestras em duas universidades públicas federais onde existe o curso de medicina veterinária.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), o médico veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário Adriano (FEA) Villar ministrou palestra para os estudantes do curso de pós-graduação em medicina veterinária. Já na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), os FEAs Adriano Villar, Samyra Albuquerque e Glaucy Carreira abordaram os objetivos e diretrizes do programa para estudantes do curso de habilitação no programa de controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose promovido anualmente pela universidade.

Compartilhar o conhecimento sobre a defesa sanitária no estado do Pará e as ações desenvolvidas pelo programa  com a comunidade acadêmica integram as ações da Adepará no sentido de garantir um consumo seguro de alimentos. ‘Todas essas ações fazem parte das demandas da defesa sanitária e são uma forma de integração com a comunidade acadêmica , além de compartilhar informações sobre o programa com os médicos veterinários também contribuímos com a conscientização do nosso público e parceiros”, explicou a médica veterinária Márcia Penna, Fiscal Estadual Agropecuária e gerente do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (GPECEBT) da Adepará.

Neste mês de junho , diversas ações educativas como palestras técnicas voltadas para produtores rurais, ações educativas com estudantes, visitas a propriedades rurais e atividades de campo, como a vacinação de bezerras contra a brucelose, tem sido realizadas com o objetivo de prevenir a brucelose e garantir a sanidade do rebanho paraense, que já é o terceiro maior do país com mais de 24 milhões de animais. No dia 8 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou, em várias regiões do estado, o Dia B da Brucelose - um dia dedicado à conscientização de produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a Brucelose, uma infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados. 

Vacinação da Brucelose

Os produtores devem vacinar as bezerras de 3 a 8 meses de idade , uma vez na vida. A vacinação ocorre em duas etapas: A primeira etapa é realizada de 1º de janeiro a 30 de junho e a segunda etapa de 1º de julho a 31 de dezembro. A Adepará deve ser notificada da vacinação com a apresentação de atestado de vacinação fornecido por médico veterinário cadastrado na Agência.

Texto: Rosa Cardoso