Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Seduc realiza workshop para educadores e alunos do distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira

O encontro formativo apresentou mais detalhes sobre a execução do “Novo Ensino Médio”

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
22/06/2022 18h57

O Pará é um estado brasileiro com dimensões continentais e garantir que a prestação dos serviços ocorra com igualdade em todas as regiões, é uma das missões do Governo do Estado. Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, um workshop com professores e alunos da localidade sobre a implementação do “Novo Ensino Médio”.

Distante cerca de 1 mil km da sede do município de Altamira, o distrito fica localizado às margens da BR 163 (Rodovia Cuiabá - Santarém) e tem uma população estimada de 21 mil habitantes. A Seduc está presente na comunidade por meio da Escola Estadual Bartolomeu Moraes da Silva, que oferta para mais de 500 alunos o Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), Sistema Educacional Interativo (SEI) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O encontro formativo foi organizado pela 10ª Unidade Regional de Educação (URE), com o intuito de discutir os marcos legais do “Novo Ensino Médio” e, também, apresentar para a comunidade escolar informações a respeito do Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA) e da efetivação do “Projeto de Vida”, uma espécie de programa para ajudar os jovens a se conhecerem melhor e a tomarem decisões pessoais e profissionais.

É importante ressaltar que cada espaço de aprendizagem terá a liberdade para definir como colocar esse novo componente curricular em prática. Uma das alternativas é que seja criada uma disciplina específica dentro do currículo escolar, ministrada por um profissional da educação que tenha relação de proximidade com os alunos.

De acordo o gestor da 10ª URE, Edir de Souza, “a vinda até a comunidade tem como objetivo instigar professores e alunos para a implementação do “Novo Ensino Médio”, destacando os marcos legais, o DCEPA e, por fim, tratar dos Projetos de Vida. Esse é um momento de grande mobilização para que as unidades escolares compreendam o processo de construção dessa nova metodologia de ensino. Este é o Governo do Estado, através da Seduc, garantindo educação de qualidade nos mais longínquos recantos do Pará”, afirmou.