Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Seplad e Escola de Governança capacitam servidores sobre eSocial

Curso sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas se volta para a área de RH

Por Isabela Quirino (EGPA)
22/06/2022 12h37

Concluintes do curso “eSocial para servidores públicos estaduais", nesta quarta-feira (22)A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria, promovem o curso “eSocial para servidores públicos estaduais". Nesta quarta-feira (22), o curso finalizou a primeira turma, com 41 alunos capacitados. As inscrições para a segunda turma serão realizadaa de 27 a 29 de junho, e estão abertas no site da EGPA (egpa.pa.gov.br). 

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal, de adesão obrigatória por parte dos entes federados, que unificou em uma plataforma online a entrega de 15 obrigações da área trabalhista. A formação é focada nos servidores que atuam nos Recursos Humanos dos órgãos. 

Haroldo Filho, coordenador de suporte da Diretoria do Sistema de Pagamento da Seplad, destaca a importância da formação para os servidores do Pará. “A implementação do eSocial é uma mudança de rotina para os servidores e o conhecimento técnico é necessário para adequar a forma com que os setores de Recursos Humanos dos órgãos do Estado trabalham enquanto ainda temos o tempo para a adesão”, disse.

“Temos etapas para cumprir na implementação do eSocial e o curso foi muito importante para proporcionar os conhecimentos necessários para realizar este trabalho”, afirma Bruno Rocha, servidor público que atua nos Recursos Humanos do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev).

Já para Rosangela de Souza, há 33 anos atuando como servidora pública, a oferta do curso proporciona a atualização profissional para quem atua na área e facilita a implementação do novo sistema no dia a dia de trabalho. “É esclarecedor pois esse tipo de capacitação atua no foco do que vamos precisar aprender para inserir o sistema no trabalho que nós já realizamos e podemos tirar as dúvidas específicas que podemos ter nos órgãos aqui do Pará”. 

A terceira turma será realizada em agosto e as inscrições serão abertas em breve, pelo site da Escola de Governança.