Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

PGE analisa mais de 120 mil processos somente no primeiro semestre deste ano

Volume indica o aumento da eficiência nas ações de defesa de direitos do Estado e da sociedade

Por Barbara Brilhante (PGE)
22/06/2022 10h10

De janeiro a junho de 2022, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) analisou 126 mil processos, entre administrativos e judiciais, alcançando a maior movimentação processual da instituição, em comparação aos últimos três anos. A marca representa o aumento da eficiência nas ações de defesa de direitos do Estado e da sociedade, missão principal da Procuradoria.

“A PGE atua nas regiões de integração do Guajará, do Baixo Amazonas e de Carajás, e, segundo os dados levantados, a superação da meta ocorreu em todas as três regiões, com indicação de movimentação em patamar muito superior àquela que projetamos para 2022”, explicou Ieda Fernandes, coordenadora Núcleo de Planejamento da Procuradoria (Nuplan). 

Ainda de acordo com a coordenadora, a meta anual prevista à regional do Guajará, com sede em Belém, era de pouco mais de 18 mil processos analisados ao longo de 2022. O número, porém, ficou acima do estipulado. Segundo o relatório gerado pelo Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual (Sigplan), somente a regional conseguiu analisar 76.370 processos neste primeiro semestre. A de Carajás, com sede em Marabá, analisou 24.703 processos (meta prevista de 1.200), e a do Baixo Amazonas, com sede em Santarém, fechou o semestre com 24.450 processos analisados (meta prevista de 1.200). 

"O aumento da produtividade e o empenho dos servidores não seria possível sem o incremento da força de trabalho, através do último concurso feito para a área meio da PGE, que substituiu a mão-de-obra temporária pela efetiva. Outras ações também possibilitaram esse aumento, como o reforço nas estruturas das regionais, o trabalho remoto implementado na instituição, a digitalização dos processos e o fortalecimento dos nossos sistemas eletrônicos, as ações de qualificação dos nossos servidores, assim como os investimentos no trabalho de conciliação realizado aqui na Procuradoria”, complementou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer. 

Dados

O levantamento do Sigplan também mostrou que o número de processos movimentados pelas três regionais, somente no primeiro semestre de 2022, é 33,16% maior que o registrado nos doze meses de 2021, quando os dados apontaram a análise de um total de 93.359. Com isso, a média de processos movimentados mensalmente ultrapassa os 21 mil. 

Em 2020, a PGE analisou, ao todo, 80.936 processos, enquanto que, em 2019, este número fechou o ano em 42.730. 

“Neste primeiro semestre, reafirmamos nosso compromisso com a excelência, através de ações que demonstram eficiência, eficácia e efetividade. Ficamos surpresos e muito felizes com o empenho da nossa equipe. Isso significa que estamos solucionando as demandas que chegam à PGE, em tempo hábil, e dando retorno mais rápido à sociedade”, finalizou o procurador-geral.