Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

Em Oriximiná, Governo do Pará certifica 180 alunos do Qualifica Pará

Eles integraram nove turmas com cursos de Eletricista Predial, Pintor de Obras, Panificação e Confeitaria, entre outros

Por Camila Santos (SEASTER)
21/06/2022 16h44

Em Oriximiná, durante agenda do Governo do Pará, 180 alunos foram certificados pelo Programa Qualifica Pará. A certificação realizada, nesta terça-feira (21), contemplou alunos de nove turmas dos cursos de Pintor de Obras, Panificação e Confeitaria, Vendedor de Comércio Varejista, Habilidade em Salão de Beleza, Eletricista Predial e Residencial, Artesanato em Cerâmica, Confeiteiro Básico, Piscicultura e Cabeleireiro. 

Os certificados foram entregues pelo governador Hélder Barbalho, em meio a uma agenda de entregas no município. “Importante poder estar aqui junto ao povo de Oriximiná, entregando obras, cadastros ambientais rurais, garantindo asfalto, mão de obra e a qualificação ao povo paraense”, ressaltou o governador. 

O "Qualifica Pará" conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São 1.452 turmas e 45 cursos, que atenderão, aproximadamente, 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Milenor Ravié, 61 anos foi aluno da turma de artesanato em cerâmica. Ele conta que já trabalha há mais de 40 anos com arte. “O Qualifica veio trazer uma estrutura melhor para o meu conhecimento como artista plástico e artesão, para me ajudar a aprofundar mais, principalmente na argila, que eu ainda não conhecia. Isso é uma porta que se abre e hoje quem não me conhecia vai me ver de outra maneira”.

Juliana Figueiredo tem 19 anos e já está atuando na área que escolheu cursar. “Quando veio o curso é me falaram que era de panificação eu me interessei porque já tinha um certo conhecimento e foi muito bom. Eu já comecei a trabalhar na área já estou ganhando dinheiro fazendo as massas que aprendi”, contou. 

Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos, para permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará). 

Para acessar o crédito, o aluno certificado deve realizar o cadastro no site da seaster www.seaster.pa.gov.br, discorrer sobre o seu negócio e o tipo de empreendimento.  

Equipes da Seaster têm ido até os municípios para orientar sobre o cadastro e a organização das informações relacionadas ao crédito. A secretaria conduz o processo de inscrição e realiza o cadastro no município.