Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RETOMADA

Sejudh reativa Conselho Estadual da Juventude e empossa aos novos conselheiros 

Evento contou com a participação de jovens de todo o estado do Pará

Por Gerlando Klinger (SEJU)
21/06/2022 10h15

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) empossou na última segunda-feira (20) os novos membros do Conselho das Juventudes do Estado do Pará (Cojuepa), em cerimônia ocorrida no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, em Belém. O evento contou com a participação de jovens de todo o estado do Pará, autoridades e do presidente nacional do Conselho da Juventude, Marcus Barão.

O Cojuepa é o órgão colegiado que tem o objetivo de promover o entendimento e intercâmbio com organizações que tenham objetivos comuns, entre eles a promoção de entendimentos para o emprego de recursos destinados pelo Estado a projetos que visem programar a realização de programas da juventude em todo o Pará. 

Em âmbito estadual, o Cojuepa coopera com a administração, manifestando sobre questões de interesse da juventude e acompanhando a execução de programas de governo no âmbito estadual, nas questões referentes à juventude, objetivando satisfação de suas necessidades e a defesa de políticas públicas que garantam seus direitos.

Para Valber Milhomem, titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, a reativação e a consequente posse dos novos conselheiros estaduais da juventude demonstra a preocupação do Estado com essa parcela da população. “Estamos cientes dos desafios que todos vamos ter na para formular políticas públicas que atinjam todas juventudes desse imenso estado do Pará”, afirmou. 

Segundo Flávio Moreira, responsável pela Gerência da Juventude, da Sejudh, a condução dos novos conselheiros marca um novo começo para as juventudes do Pará. “A posse do Conselho é o resultado de um esforço coletivo entre as juventudes dos diferentes territórios e identidades do nosso Estado. Temos muito orgulho dessa conquista e somos gratos por contar com a confiança das juventudes para conduzir este trabalho”, frisou. 

Representatividade

Jojoruka Xipaya Kuruaya, jovem indígena da Aldeia Tukamã, na região de Altamira, sudoeste paraense, foi empossado conselheiro, representando a Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa). Para ele o Cojuepa é mais um instrumento de luta para fortalecer a luta das juventudes. “O Conselho será a nossa voz na tomada de decisão, no fortalecimento das lutas e unificação das pautas”, disse ele. 

Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional das Juventudes, elogiou o Governo do Pará e a Sejudh pela reativação do Conselho. “Esse é um momento histórico para todas as juventudes do Estado do Pará. O Conselho Estadual esteve paralisado por muito tempo e a retomada desse espaço significa uma conquista importante para a participação social e para o protagonismo jovem na construção de políticas públicas”, comenta Barão.

São membros do Conselho Estadual da Juventude os seguintes órgãos governamentais: as Secretarias de Planejamento e Administração (SEPLAD), de Segurança Público e Defesa Social (SEGUP), de Cultura (SECULT), de Esporte e Lazer (SEEL), de Articulação da Cidadania (SEAC), de Educação (SEDUC), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) e a Casa Civil da Governadoria do Estado. 

Pela sociedade civil compõem o Conselho: o Movimento República de Emaús, Instituto de Artes Marciais da Amazônia, Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), Organização da Livre Orientação Sexual (ONG Olívia), Teucy Ilê Axé Oyá Egunità - Mansu Manso Bando Keke Bisneta, Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA), Instituto Desportivo Educacional, Social e Cultural (IDESC), Movimento Popular da Juventude (MPJ), União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).