Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Coro Carlos Gomes celebra 27 anos com recital na Igreja de Santo Alexandre

Música e poesia fazem parte da programação, que contará com músicos do Instituto Estadual Carlos Gomes e da Escola de Música da Universidade Federal do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
20/06/2022 15h04

Coro Carlos Gomes, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenéz, comemora 27 anos de música e arteA Igreja de Santo Alexandre receberá nesta terça-feira (21), as 20 h, recital do Coro Carlos Gomes. O evento, com entrada franca, é comemorativo aos 27 anos de criação do grupo. O recital reunirá também músicos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

O repertório inclui músicas de vários compositores, como Vinícius de Moraes, Pixinguinha, Chico Buarque e Noel Rosa, além da interpretação musicada de textos de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, e de versões no ritmo brega.

Participarão do recital de aniversário os cantores Tassia Tavares, Ione Carvalho, Namara Alves, Marianne Lima, Nayara Guedes, Brenda Sousa, Rita Cavalcante, Rita Piedade, Josianne Dias, Emanuele Monteiro, Tiago Costa, Flávio Silva, Marcos André, Edson Ferreira, Jessé Pinhon, Dione Santos, Amilcar Gomes, Murilo Reis, Davi Marques e Eduardo Nascimento.

O Coro Carlos Gomes tem com objetivo fomentar a música erudita, regional e popular no Pará. Composto por alunos e ex-alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), sob a regência da maestrina Maria Antônia Jimenéz, o grupo já obteve reconhecimento nacional e internacional, com nove prêmios conquistados fora do Brasil, incluindo a medalha de ouro no IX Festival internacional Orlando Di Lasso, realizado em Camerino, na Itália, em 2002; cinco premiações na V Olimpíada de Coros em Graz, na Áustria, em 2008 (medalha de ouro, medalha de prata e três diplomas de ouro), e dois prêmios no VII Concurso de Coros Franz Schubert, em Viena, Áustria, em 2010 (diplomas de ouro e prata).

O grupo já gravou três discos próprios e participou de gravações de artistas paraenses. A principal finalidade do Coro é manter um grupo artístico que represente o IECG nesse segmento musical. Para isso, o Coro executa atividades voltadas alunos dos cursos de formação do Instituto Carlos Gomes.

Serviço: Recital pelos 27 anos do Coro Carlos Gomes, com apresentação na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, s/n – bairro Cidade Velha), as 20 h de terça-feira (21), com entrada franca. Além dos integrantes do Coro Carlos Gomes, o evento terá participação de músicos do IECG e da Escola de Música da UFPA.

Programação

- “Três Cânticos Breves”- Ronaldo Miranda / Texto: Fernando Pessoa

Canção: Pobre velha música - Autopsicografia

- “Passacalha”- Edino Krieger / Texto: Julio Bellodi

- “Quadrilha”- Osvaldo Lacerda / Texto: Carlos Drummond de Andrade

- “Cantares”- Ronaldo Miranda / Texto: Walter Mariani

- “Cateretê” / Francisco Mignoni

- “Sina de Cantador” / Edmundo Villani-Côrtes

- “Frevo Fugato” / Edmundo Villani-Côrtes

- “Samba em Prelúdio” / Baden Powell e Vinícius de Moraes, com arranjo de Marco Aurelio Koentoop

- “Um a Zero” / Pixinguinha e Chico Buarque, com arranjo de Marco Aurelio Koentoop

- “Conversa de Botequim” / Noel Rosa, com arranjo de Rodrigo Ramos

- “Feijoada Completa” / Chico Buarque, com arranjo de André Protásio

- “O que é o que é” / Gonzaguinha, com arranjo de Luiz Karam

- “Volte Logo” (versão brega de “Marking Love Out Of “Nothing At All” – Air Supply), com arranjo vocal da turma de Canto Coral II (T03-2019), do Curso Técnico da Emufpa – Prof. Ediel Souza

- “Bole Rebole” (versão brega de “Das Model” – Kraftwerk) / com arranjo vocal da turma de Canto Coral II (T01-2019) do Curso Técnico da Emufpa – Prof. Ediel Souza

Texto: Mayave Ribeiro - Ascom/Fundação Carlos Gomes