Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGÓCIOS

Sedeme promove encontro sobre o desenvolvimento do agronegócio em Redenção

Evento promoverá, em três dias, amplas discussões sobre temas como regularização fundiária e ambiental, energia, modais logísticos, entre outros temas afins

Por Igor Nascimento (SEDEME)
21/06/2022 12h00

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Prefeitura Municipal de Redenção, realiza, a partir da próxima quarta-feira (22) até o dia 24, o primeiro evento do “Encontro Setorial para o Desenvolvimento do Agronegócio no Estado”, no município do sudeste paraense. O evento será realizado no Parque de Exposição “Pantaleão Lourenço Ferreira”, a partir das 8h. 

O principal objetivo é fortalecer o agronegócio, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento do setor por meio da identificação dos principais desafios e soluções para a cadeia produtiva local, com ênfase em grãos, além de atrair investimentos para a consolidação da produção de forma verticalizada.

Primeiro de uma série de pelo menos outros quatro encontros em municípios que têm relevância na cadeia produtiva do agronegócio, como Tailândia, Paragominas e Santarém, o evento em Redenção promoverá, em três dias, amplas discussões sobre temas como regularização fundiária e ambiental, energia, modais logísticos, tecnologia e inovação, insumos minerais, inteligência de dados, cooperativismo, manejo e produção sustentável, incentivos fiscais, entre outros. 

Realização da Sedeme, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, a iniciativa conta com a fundamental participação da prefeitura local para a mobilização de representantes do segmento produtivo de Redenção para que participem e possam contribuir com a construção de propostas de melhoria para o setor, para que mais empregos, desenvolvimento e renda possam ser gerados.

José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, explica um pouco mais sobre o propósito da iniciativa. “Por determinação do governador Helder Barbalho, trabalhamos aqui sempre no sentido de promover a união de esforços em prol de um objetivo, por isso com esse projeto não é diferente. O Encontro Setorial para o Desenvolvimento do Agronegócio é de fundamental importância para o Estado do Pará e, apenas com a participação de todas as instituições envolvidas, alcançaremos os resultados que queremos, ou seja, contribuir com o desenvolvimento deste Estado no setor, a começar por Redenção”, disse. 

Além de representantes de instituições do Governo do Pará e da prefeitura, o evento contará com palestras do Ministério da Infraestrutura, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Equatorial Energia, Sistema OCB, Sicredi, Sicoob, Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação de Agricultura do Pará (Faepa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros parceiros.