Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA PÚBLICA

Com ações integradas, Governo do Estado reforça o atendimento voltado à pessoa idosa

Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa (CEDPI/PA) atua tanto de forma repressiva como na conscientização, propagação de conhecimentos e fomento à proteção aos maiores de 60 anos

Por Camila Santos (SEASTER)
17/06/2022 11h20

No dia 15 de junho foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida em 2011 e que manifesta o repúdio à violência contra os idosos, por meio do reconhecimento de suas vulnerabilidades e direitos, bem como a divulgação das formas de protegê-los.

O Governo do Estado atua em prol da garantia de direitos da população idosa do Pará oferecendo serviços e contribuindo com a efetivação de leis e serviços. Os abrigos estaduais de acolhimento voltados ao atendimento da população idosa em situação de vulnerabilidade são alguns dos exemplos. Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), os abrigos Lar Socorro Gabriel e Lar da Providência acolhem cerca de 85 idosos que, em sua maioria, são advindos de situação de abandono e (ou) violação de direitos.

“A maior parte dos idosos que nós atendemos sofreram algum tipo de violação de direito, e por isso entendemos que toda a violação é um tipo de violência contra o idoso. Nós possuímos uma equipe de acolhimento formada por diversos profissionais, que podem dirigir o atendimento conforme as necessidades de cada idoso, sempre considerando as violências sofridas por cada pessoa e cuidando de acordo com as especificidades. Zelamos pela garantia dos direitos básicos aos idosos e por isso a nossa prioridade é a de poder garanti-los”, reforçou a gerente do Lar da Providência, Silvia Sousa.

Ambos os espaços oferecem aos seus usuários um acompanhamento integral com profissionais das mais diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“Eu estou achando muito bom o atendimento que eu recebo aqui. São pessoas muito generosas e já se tornaram meus amigos, realmente são profissionais muito responsáveis. Estou mesmo feliz com tudo aqui”, disse Pascoal Ribeiro, um dos mais recentes abrigados no Lar da Providência.

Para além das medidas de acolhimento, a Seaster também incentiva ações integradas entre órgãos públicos a partir do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa (CEDPI/PA), órgão colegiado superior de deliberação, orientação e normatização da Política Estadual da Pessoa Idosa no Estado do Pará. O conselho é regido pelo Estatuto do Idoso, e tem como missão assessorar, opinar, e acompanhar o Poder Executivo na elaboração e na execução de programas de governo no âmbito estadual voltados à pessoa idosa.

“O Conselho acredita que o combate à violência contra a pessoa idosa deve ocorrer tanto de forma repressiva, com o atendendo de denúncias, verificações locais e cobrança entidades, como também de forma preventiva, com a conscientização, propagação de conhecimentos e fomento da organização da sociedade civil em entidades capazes de contribuir conosco”, frisou o presidente Américo Leal.