Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará promove exposição sobre importância do leite inspecionado

Atividade integra programação do Dia B da Brucelose - realizada em 8 de junho, e alertou sobre vacinação de bovinos e bubalinos

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
15/06/2022 14h25

A recém-inaugurada sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em Belém, recebeu uma exposição, nesta quarta-feira (15), de produtos lácteos de empresas paraenses que têm  registro na Adepará.

A atividade fez parte da programação do Dia B da Brucelose - realizada em todo o Estado, em 8 de junho, para sensibilizar produtores rurais e a comunidade, em geral, para a necessidade de vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose, infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente, por produtos lácteos não inspecionados.

Um estande montado no hall de entrada da Agência apresentou queijos e iogurtes de propriedades rurais e agroindústrias artesanais de produtos de origem animal que detém selo de inspeção da Adepará.

A fiscal estadual agropecuária e gerente de Produtos Artesanais de Origem Animal da Adepará, a médica veterinária Sumaya Paulino, explicou que hoje existem mais de 60 estabelecimentos artesanais registrados na Agência, sendo a metade de laticínios. Segundo ela, a finalidade foi apresentar os produtos registrados e mostrar a importância de se adquirir alimentos com selo de qualidade e com garantia higiênico sanitário.

“Os animais precisam passar pelo acompanhamento sanitário da Adepará no campo, pelas vacinações e depois o leite precisa ser ordenhado de forma higiênico sanitária. Ao chegar ao estabelecimento, que vai processar esses produtos lácteos, (o local) precisa ser registrado, ter controle sanitário e de qualidade e passar por inspeção periódica”, alertou.   

Houve degustação de queijo do Marajó produzido pela queijaria da Fazenda São Vitor, na Ilha de Marajó; mussarela fresca de búfala e burrata da Fazenda Fiore di Búfala, empresa especializada em búfalos leiteiros localizada em Bujaru; quejos artesanais do laticínio Lattaly  e iogurte natural e artesanal da fábrica Naturallis, ambos de Castanhal, no nordeste estadual.

A atividade reuniu produtores paraenses como Fabiana Medina, que veio da Venezuela para trabalhar com exportação de bubalinos e agora se especializou na produção de mussarela de búfala. “São produtos artesanais sem conservantes, produzidos aqui mesmo no Pará. Estamos muito felizes porque é um produto feito no Pará, por pessoas daqui, seguindo um padrão italiano e já podemos comercializar nosso produto, que é de muita qualidade”, garantiu. 

Na ocasião, os fiscais estaduais agropecuários e demais técnicos da Agência que atuaram nas ações educativas de conscientização desenvolvidas durante o Dia B da Brucelose receberam as camisas do programa para poder continuar com as ações de controle e erradicação da doença nas regiões produtoras de leite e derivados em todo o Pará.

Para o médico veterinário Adriano Villa, Fiscal Agropecuário do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose (PECEBT), a ideia é dar continuidade às ações. “Essa programação feita na sede hoje foi uma continuação da programação que ocorreu no interior do estado, conhecer os produtos da artesanal, divulgar esses produtos que tem o selo artesanal e promover a conscientização para os servidores da Adepará”

A fiscal estadual agropecuária e gerente do PECEBT, médica veterinária Márcia Penna, ressaltou que esse tipo de atividade mostra a realidade do trabalho da Adepará e os produtos registrados pela Agência. “A vacinação contra a Brucelose desses animais faz parte da garantia da segurança alimentar desses produtos. Então, todas essas indústrias artesanais ou não que estiveram aqui demonstrando esses produtos têm garantia de qualidade desde o campo até a mesa da população”, frisou.

No segundo semestre, quando ocorre a segunda etapa da vacinação obrigatória da brucelose , o PECEBT pretende realizar novas ações voltadas para a prevenção da  doença devido a boa aceitação por parte dos produtores rurais, parceiros e comunidade.

Vacinação da Brucelose

A vacinação contra a Brucelose é obrigatória. Os produtores devem vacinar as bezerras de 3 a 8 meses de idade , uma vez na vida. A vacinação ocorre em duas etapas: A primeira etapa é realizada de 1º de janeiro a 30 de junho e a segunda etapa de 1º de julho a 31 de dezembro.

A Adepará deve ser notificada da vacinação com apresentação de atestado de vacinação fornecido por médico veterinário cadastrado na Agência.

Texto de Rosa Cardoso